Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Home em foco Com a morte de Elizabeth, resta uma única rainha reinante no planeta

Compartilhe esta notícia:

Com o fim da era de Elizabeth, existe agora uma única rainha reinante. É Margrethe II da Dinamarca, chamada de Margarida em Países de língua portuguesa.

Primeiramente, um esclarecimento. Rainha reinante é aquela que herdou o trono, como a falecida Elizabeth do Reino Unido. Já rainha consorte é a mulher casada com um rei, seja ela da nobreza ou plebeia, a exemplo de Camilla, mulher de Charles III.

O mundo da monarquia é predominantemente masculino. Na maioria das 44 casas reais existentes no planeta, o filho homem tem prioridade para assumir a coroa no caso de morte ou abdicação do monarca.

Margrethe II da Dinamarca Tornou-se soberana em 1972, após o falecimento do pai, rei Frederico IX. Ela está com 82 anos e boa saúde, apesar de ser fumante desde a juventude.

Assim como Elizabeth, Margarida descende da lendária rainha Vitória, que ocupou o trono britânico de 1837 a 1901. A chefe da casa real de Glücksburgo completou 50 anos no trono e não sinaliza a intenção de abdicar em favor do filho, o príncipe herdeiro Frederico.

A rainha dos dinamarqueses tem como marca registrada o sorriso aberto. Nada parece abalar seu bom humor. Riu muito até no funeral do marido.

A rainha alegre sempre gostou de desenhar. Na década de 1970, se candidatou a ser ilustradora das edições locais de ‘O Senhor dos Anéis’ usando o pseudônimo Ingahild Grathmer. Os editores gostaram tanto de seu traço que a contrataram sem saber de quem se tratava na verdade.

Margarina também atuou como figurinista. Desenhou trajes para o Balé Real de seu País e roupas para filmes e minisséries da televisão.

Nas aparições públicas, é impossível não vê-la: mede 1,82m de altura, mais alta do que a maioria das top models.
Assim como Elizabeth, de quem era amiga, a soberana da Dinamarca quer ocupar o trono até o último suspiro. “É uma tarefa que terei enquanto viver”, avisou.

Maioria masculina

O resto dos países cujo sistema político é uma monarquia têm homens como chefes de Estado.

Na Espanha, Felipe 6º foi proclamado rei em 2014 após a abdicação de seu pai, Juan Carlos 1º, e sua filha mais velha, Leonor, tornou-se princesa das Astúrias e herdeira da coroa espanhola.

Willem-Alexander foi coroado rei da Holanda em 2013, depois que a rainha Beatrix anunciou sua abdicação após um reinado de 33 anos. A herdeira da coroa holandesa é a princesa Catharina-Amalia, a primeira filha do rei.

Na Bélgica, também após a abdicação do rei Albert 2º em 2013, o chefe de Estado é o rei Philippe e a herdeira é sua filha mais velha, a princesa Elisabeth.

Em Luxemburgo, o atual monarca é Henri, no trono desde 2000, data da abdicação de seu pai, o grão-duque Johann. O herdeiro do Grão-Ducado de Luxemburgo é seu filho, o príncipe Guillaume.

Na Suécia, Carl 16º Gustaf foi proclamado rei em 1973, após a morte de seu avô, Gustav 6º Adolf. A herdeira da coroa sueca é a princesa Victoria, a filha mais velha do rei.

Na Noruega, Harald 5º subiu ao trono em 1991 após a morte de Olav 5º e seu herdeiro é o príncipe Haakon Magnus, segundo filho do monarca.

No principado de Mônaco, o atual príncipe é Albert II, que sucedeu seu pai, o príncipe Rainier 3º, após sua morte em 2005.

No principado de Liechtenstein, Hans Adam é o atual príncipe e ascendeu ao trono em 1989, data em que sucedeu seu pai, Franz Joseph 2º. Seu herdeiro é o príncipe Alois.

Já fora da Europa, o atual rei do Marrocos é Mohamed 6º, que sucedeu seu pai, Hassan II, que morreu em 1999. Seu herdeiro é seu filho mais velho, Mulay Hassan.

Desde 1999, a Jordânia tem Abdullah I como rei após a morte de Hussein 1º. O herdeiro é seu filho mais velho, o príncipe Hussein, a quem ele nomeou como seu sucessor em 2009.

O atual rei da Arábia Saudita é Abdullah bin Abdul Aziz, que sucedeu o meio-irmão rei Fahd após a morte dele em 2005. O príncipe herdeiro é Mohammad bin Salman desde 2017.

O atual imperador do Japão é Naruhito, que sucedeu o pai, Akihito, em 2019 após a abdicação, e o herdeiro e irmão mais novo é Fumihito, já que não teve filhos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Eleição vive escalada da violência real e simbólica no País
Cresce a ação de criminosos em sites de apostas no Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News