Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Home Porto Alegre Com entrada franca, o Memorial da Ospa amplia as opções culturais de Porto Alegre neste verão

Compartilhe esta notícia:

Inaugurado há menos de dois meses, o Memorial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) oportuniza ao público um passeio detalhado pelos 73 anos de trajetória de uma das mais antigas instituições do gênero no Brasil. Textos, imagens e objetos estão em exposição permanente na sede, em prédio anexo ao Centro Administrativo do Estado – avenida Borges de Medeiros nº 1.501, bairro Praia de Belas.

A entrada é franca. Além da visitação regular de terça a sexta-feira (meio-dia às 17h), o espaço pode ser conferido em dias de concerto musical, ampliando a já consagrada programação da Sala Sinfônica e da Sala de Recitais.

Dentre os milhares de itens que documentam mais de 3 mil espetáculos da Ospa, há curiosidades como registros da encenação da ópera “Aida”, que teve no palco animais de circo para uma apresentação no Auditório Araújo Vianna em 1965. Ou de um concerto nas ruínas jesuíticas de São Miguel das Missões com o famoso tenor espanhol José Carreras.

O Memorial da Ospa é resultado de um trabalho de pesquisa iniciado há mais de três anos, sob o comando do curador Paulo Amaral, com a pesquisa de José Francisco Alves e Dorvalina Gomes, além do design expositivo de Ceres Storchi e Emily Borghetti. A equipe se dedicou a catalogar e organizar o acervo da orquestra desde 1950, ano de sua fundação, até os dias atuais. Saiba mais em ospa.rs.gov.br.

Linha do Tempo

Estampada na parede do Memorial, a linha do tempo percorre toda a história da Ospa, desde a fundação em 1950 até o ano passado. Destacam-se grandes óperas e concertos, fotos das diferentes formações da orquestra ao longo das décadas, notícias e materiais gráficos de divulgação.

Há também gavetas com documentos históricos originais. A lista abrange atas, programas de concertos, desenhos de figurinos e cenários de óperas.

Interatividade

Por meio de uma tela sensível ao toque, o visitante seleciona e escuta o som de todos os instrumentos presentes em uma orquestra.

Já a mesa interativa permite a navegação por por mais de 2,5 mil artigos digitalizados do acervo da Fundação Ospa, incluindo fotografias antigas, partituras, atas, recortes de jornais, fôlderes, programas de concertos, cartas e desenhos.

Pablo Komlós

Vitrine dedicada ao maestro húngaro Pablo Komlós (1907-1978), fundador da Ospa, exibe uma estátua do homenageado, juntamente com sua batuta, partituras, cadernos de anotações, fotos e documentos pessoais, incluindo curiosidades como passaporte e título eleitoral.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Operação pente-fino retira 840 mil inscritos no Bolsa Família
Ex-integrantes da cúpula do governo de Jair Bolsonaro ganharam da Comissão de Ética Pública da Presidência da República direito de receber salário extra do governo por seis meses
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Debate Show