Terça-feira, 18 de Março de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 21 de dezembro de 2022
A partir das 18h desta quinta-feira (22), a administração municipal de Porto Alegre realiza no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa (Centro Histórico) mais uma cerimônia de nomeação dos “prefeitos de praça”. Serão mais 40 voluntários, atingindo assim a meta de 250 cidadãos (em alusão aos 250 anos de fundação da cidade) auxiliando o poder público na preservação e melhoria desse tipo de espaço, que inclui parques e similares.
Os novos colaboradores receberão do prefeito Sebastião Melo crachás e certificados, além de terem seus “cargos” formalizados em edição do Diário Oficial de Porto Alegre. Eles também assinarão pacto de governança entre Poder Executivo e comunidade, com objetivo de estabelecer a corresponsabilidade nas tarefas atribuídas à função – trata-se de uma espécie de termo de compromisso.
Não é fornecida remuneração pela atividade e o nomeado assume uma missão que, na prática, envolve dedicação quase que permanente. Além disso, obtém acesso direto à equipe do serviço de atendimento municipal 156, por meio do qual pode encaminhar demandas de suas respectivas comunidades em assuntos pertinentes à zeladoria dos locais públicos de lazer.
Os gestores voluntários também têm direito a cursos de capacitação para melhor desempenharem as tarefas relacionadas à conservação e melhoria dos espaços. Meses atrás, eles se reuniram em um seminário na Cinemateca Capitólio e participaram de um passeio de barco pelo Guaíba, em evento de confraternização e com o objetivo de conhecerem a cidade por um outro ângulo.
Continuidade
Porto Alegre abriga um total de 688 praças e parques, portanto ainda há espaço para a atuação de outros 438 voluntários nesse tipo de tarefa. A prefeitura, porém, não informou se estão programadas novas nomeações ao longo do ano que vem.
Pelo sistema adotado até agora para definição dos encarregados, qualquer pessoa pode sugerir nomes para desempenhar a função, ou então submeter a própria candidatura ao crivo da administração municipal. O programa tem suas informações divulgadas ao público por meio do site oficial prefeitura.poa.br.
A iniciativa foi implantada em junho do ano passado, contando para isso com cidadãos de reconhecida atuação comunitária em seus bairros. Coube à operadora de caixa Rose Machado, 62 anos, a primazia na função, como responsável pela Praça Álvaro Coelho Borges, próxima à rua Botafogo (bairro Menino Deus).
(Marcello Campos)
No Ar: Show de Notícias