Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Combate ao mosquito da dengue: prefeitura de Porto Alegre faz pulverização no bairro Jardim do Salso nesta quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Porto Alegre realiza bloqueio químico, com aplicação de inseticida, no bairro Jardim do Salso, a partir das 9h desta quarta-feira (17). A ação tem saída da rua Professor Abílio Azambuja, esquina com a rua São Lucas.

A intenção é diminuir a infestação de mosquitos Aedes aegypti adultos no perímetro da operação, diminuindo o risco de transmissão do vírus através da picada de fêmeas do Aedes aegypti adultas que possam estar infectadas.

Parte de cinco ruas serão pulverizadas: Prof. Abílio Azambuja, Angelo Crivellaro, São Benedito, Santa Isabel e Waldomiro Souza. A prefeitura alerta que com chuva a operação pode ser suspensa ou cancelada.

As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e têm o objetivo de interromper ou diminuir a transmissão viral. A Secretaria Municipal de Saúde não faz atividades de desinsetização ou de controle de mosquitos na cidade.

Boletim divulgado na segunda-feira (15) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabiliza ao menos 1.810 testes positivos de dengue em Porto Alegre desde o início do ano. Desse total, 1.667 casos (92%) foram autóctones, ou seja, contraídos dentro da própria cidade. Uma pessoa morreu.

Sintomas da dengue

Febre alta (maior de 38ºC), acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos são sinais compatíveis com a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Nesse caso, a recomendação é de procura de atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde e acompanhamento do quadro clínico. A recomendação vale para toda a população, mas especialmente para moradores ou trabalhadores de bairros com confirmação da doença.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Alunos da rede municipal de ensino passam a contar com serviço de equoterapia em Porto Alegre
Unidade móvel de saúde de Porto Alegre atende moradores do bairro Humaitá nesta quarta
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News