Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Porto Alegre Alunos da rede municipal de ensino passam a contar com serviço de equoterapia em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Estudantes da rede municipal de ensino de Porto Alegre passam a contar com serviço de equoterapia (terapia com cavalos). A novidade foi publicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) na edição desta terça-feira (16), do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), o termo de fomento junto ao Instituto Cavalo Amigo para prestação de atendimento em equoterapia para 12 alunos com necessidades especiais matriculados em escolas da rede municipal. O termo tem vigência de 24 meses e investimento mensal de R$ 9 mil.

“Pretendemos iniciar as atividades já próxima semana. É um serviço com comprovada eficácia para o desenvolvimento comportamental, emocional e cognitivo, proporcionando maior autonomia aos alunos”, explica o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Os estudantes, previamente selecionados, terão atendimentos semanais, com uma equipe interdisciplinar composta por psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagoga e equitador para equoterapia. “Futuramente, queremos ampliar o atendimento para mais alunos”, completa o secretário.

As sessões de equoterapia acontecerão na sede do instituto, em uma área de 10 hectares no bairro Belém Novo. Além da montaria, o programa prevê ainda trabalho de baia (solo), no qual serão trabalhadas as atividades de vida diária, como alimentação, higiene, cuidados veterinários e outras rotinas.

“Sabemos o quanto a equoterapia é capaz de proporcionar às crianças com necessidades específicas um salto gigantesco em seu desenvolvimento biopsicossocial”, explica Sandro Fernandes, psicólogo e coordenador do Instituto Cavalo Amigo. O programa contemplará a realização de avaliações, anamneses, atendimento a cavalo, atendimentos terapêuticos aos pais (individuais e em grupo) e relatório semestral das evoluções dos alunos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Em razão do temporal, destelhamento suspende serviços do Pronto-Atendimento da Lomba do Pinheiro em Porto Alegre
Combate ao mosquito da dengue: prefeitura de Porto Alegre faz pulverização no bairro Jardim do Salso nesta quarta-feira
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News