Domingo, 03 de Março de 2024

Home Porto Alegre Começa em Porto Alegre a campanha de multivacinação para a gurizada de até 15 anos

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre inicia nesta segunda-feira (8) a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. O objetivo é atualizar a caderneta para o público que não recebeu ou está com o esquema incompleto em relação ao calendário nacional de imunização, conforme as respectivas faixas etárias.

Toda a rede municipal estará engajada à iniciativa, com 123 unidades disponíveis na capital gaúcha. Endereços e outras informações podem ser consultadas diretamente no site prefeitura.poa.br.

Também será realizada a campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre 1 e 5 anos incompletos. A ofensiva prossegue até 9 de setembro. Antes, as autoridades do setor promoverão em 20 de agosto (sábado) o “Dia D” de mobilização nacional – os postos serão definidos e divulgados em breve.

Já o público estimado para a gotinha extra da vacina contra a pólio é de 66 mil crianças em Porto Alegre. Neste caso, a meta é atingir 95% do público-alvo. Com a ocorrência de casos mundiais de poliomielite e considerando-se a baixa cobertura vacinal, há risco de o vírus da doença voltar a circular no País.

Programa nacional

Em relação à multivacinação, não há uma meta específica a ser atingida. A prioridade nesta etapa é incentivar a conclusão do esquema vacinal de crianças e adolescentes.

O Ministério da Saúde pretende oportunizar ao maior número possível de pessoas o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Vale lembrar que alguns dos fármacos previstos no calendário podem ser recebidos de forma concomitante.

Também está entre os objetivos da mobilização ampliar a cobertura vacinal contra diversas doenças no País (incluindo sarampo e febre-amarela em áreas com risco de transmissão), contribuir para o controle ou mesmo erradicação de doenças imunopreveníveis.

A recomendação é de que as mãe, pais ou responsáveis verifiquem a situação vacinal de seus filhos menores de idade, procurando para isso uma unidade de saúde.

Cobertura vacinal

A estatística oficial aponta que Porto Alegre alcançou, no ano passado, as seguintes proporções de cobertura vacinal para o público com 1 ano de idade:

– BCG – 95,71%.
– Pentavalente (terceira dose) – 58,37%.
– Poliomielite (terceira dose) – 48,46%.
– Pneumo 10 (segunda dose) – 63,99%.
– Meningo C (segunda dose) – 61,67%.
– Rotavírus (segunda dose) – 60,04%.
– Febre Amarela (primeira dose) – 42,12%.
– Tríplice Viral (primeira dose) – 55,83%.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

A partir desta segunda, pessoas com 39 anos ou mais podem receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus em Porto Alegre
Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada