Sábado, 19 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 19 de julho de 2025
O inverno chegou, e as baixas temperaturas aumentam o risco de doenças. A mudança de clima pode afetar a nossa capacidade de combater ameaças externas, como vírus e bactérias. Por isso, é fundamental manter o sistema imunológico fortalecido, já que ele é o responsável por nos proteger desses agentes.
A alimentação é uma grande aliada na hora de reforçar as defesas do corpo. A nutricionista Letícia Lenzi Claudino destaca que uma dieta balanceada fornece vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos bioativos que desempenham papéis essenciais na resposta imunológica. Esses nutrientes ajudam na produção de células de defesa, na redução de processos inflamatórios e na proteção contra os radicais livres.
O ideal é priorizar alimentos naturais, frescos e ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, pois eles ajudam o sistema imunológico a funcionar de forma adequada e a proteger o corpo durante os meses mais frios. Entre os nutrientes mais importantes, destacam-se:
Vitamina C – presente em frutas cítricas, como morangos, kiwi e pimentão, é um potente antioxidante que estimula a produção de células de defesa.
Vitamina D – encontrada em peixes gordurosos, ovos e laticínios, é essencial para a regulação da resposta imunológica.
Zinco – importante para a produção de anticorpos, presente em carnes, sementes e leguminosas.
Selênio – com ação antioxidante, encontrado em castanhas-do-Pará, peixes e cereais integrais.
Probióticos – microrganismos benéficos que equilibram a flora intestinal, presentes em iogurtes e alimentos fermentados.
Fibras – auxiliam na saúde intestinal, essencial para o bom funcionamento do sistema imune, presentes em frutas, legumes e grãos integrais.
Alimentos ultraprocessados e industrializados dificultam a resposta do organismo, não apenas por sua composição nutricional pobre em nutrientes, mas também por interferirem diretamente nas defesas do corpo. Evitar esse tipo de alimento é essencial tanto para a saúde quanto para o fortalecimento da imunidade. Outro ponto importante é manter o corpo hidratado.
A nutricionista Amanda Guerra, especializada em Genômica Nutricional, Epigenética e Longevidade, destaca que alimentos termogênicos também podem contribuir para o fortalecimento da imunidade.
“Os termogênicos naturais aumentam o gasto energético e melhoram a circulação, o que pode auxiliar a resposta inflamatória e a defesa do corpo”, disse Amanda.
Os melhores aliados para o seu sistema imunológico no inverno são: Gengibre – anti-inflamatório e antibacteriano natural; Cúrcuma (açafrão-da-terra) – rica em curcumina, que modula citocinas inflamatórias; Canela – termogênica e rica em compostos fenólicos; Pimenta caiena – aumenta o metabolismo e possui ação antioxidante; Chá-verde – contém catequinas que ajudam no combate a vírus.
Amanda também fez questão reforçar outros pontos que, aliados com a alimentação de qualidade, vão aumentar a sua imunidade e deixá-lo mais protegido no inverno:
Evite o jejum prolongado em dias muito frios, pois o corpo precisa de energia constante para manter o calor e as funções metabólicas.
Aposte em caldos ricos em colágeno, cogumelos, legumes e especiarias – são reconfortantes, nutritivos e ótimos para o intestino e a imunidade.
Sono e hidratação também são fundamentais – no frio, sentimos menos sede, mas a desidratação silenciosa enfraquece as células imunes.
No Ar: Show de Notícias