Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Home Viagem e Turismo Conheça as cinco cidades mais felizes do mundo em 2025

Compartilhe esta notícia:

A felicidade está ligada a conexões pessoais e senso de comunidade, mas o local onde vivemos também exerce grande influência sobre o bem-estar. O *Índice Cidade Feliz 2025*, desenvolvido pelo Institute for the Quality of Life, avaliou 82 indicadores divididos em seis categorias: Cidadãos, Governança, Meio Ambiente, Economia, Saúde e Mobilidade, para entender o que torna uma cidade “feliz”.

O levantamento não apontou uma única cidade como a mais feliz, mas destacou 31 delas, chamadas de “Cidades de Ouro”, que se saíram bem em todas as métricas. A BBC conversou com moradores de cinco das cidades com maior pontuação para entender o que torna esses locais especiais para viver.

Copenhague, na Dinamarca, foi a cidade com a nota geral mais alta, destacando-se especialmente nas áreas de Meio Ambiente e Economia. Moradores elogiam a cena cultural ativa, os eventos gratuitos promovidos pela cidade e o sistema eficiente de transporte, com bicicletas e metrô pontual.

Zurique, na Suíça, ficou em segundo lugar e teve grande desempenho em Governança e Cidadãos. Moradores apontam a segurança, limpeza, pontualidade do transporte e organização como fatores que tornam a vida menos estressante, especialmente para famílias.

Cingapura obteve altas pontuações principalmente na categoria Saúde, graças à segurança, campanhas de saúde pública e apoio financeiro. A cidade também foi bem avaliada em Governança, com políticas eficazes para combater o alto custo de vida, além de contar com uma infraestrutura moderna e bem planejada.

Os moradores de Cingapura também destacam os espaços verdes, a diversidade cultural e a combinação entre vida urbana e lazer. Locais como o bairro de Tiong Bahru e a comida de rua à beira-mar ilustram o equilíbrio entre tradição e modernidade na cidade-Estado.

Aarhus, segunda maior cidade da Dinamarca, foi elogiada por integrar comodidades urbanas com um forte senso de comunidade. A cidade se destacou em Cidadãos, Meio Ambiente e Saúde, com infraestrutura que favorece a convivência, como ciclovias, parques e eventos gratuitos.

Moradores de Aarhus destacam a confiança entre as pessoas, a acessibilidade dos serviços de saúde e educação e a atmosfera vibrante nos meses mais quentes. Locais como o píer circular Infinite Bridge simbolizam a integração entre natureza, arte e vida urbana.

Antuérpia, na Bélgica, superou Bruxelas no ranking graças às suas boas notas nas categorias de Cidadãos, Governança e Meio Ambiente. A cidade é elogiada por seu transporte eficiente, segurança e possibilidade de locomoção fácil em razão do tamanho compacto.

A qualidade de vida em Antuérpia surpreende quem chega esperando apenas beleza arquitetônica. Moradores relatam que a cidade oferece um cotidiano prático e eficiente, o que reforça a ideia de que políticas públicas bem pensadas são fundamentais para o bem-estar urbano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Cauã Reymond celebra 45 anos, no auge da carreira
Os cinco alimentos que idosos devem evitar e cinco para comer mais
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada