Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025

Home Economia Conversões de veículos para GNV crescem 74% no Brasil em 2022

Compartilhe esta notícia:

Levantamento da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), divulgado nesta quarta-feira (27), mostra que o número de conversões de carros para GNV (Gás Natural Veicular) cresceu 74% no País no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2020.

A mudança é motivada pela alta dos combustíveis. Só nos seis primeiros meses deste ano, quase 70 mil carros passaram a adotar o GNV. Em números absolutos foram 67.487 veículos modificados em 2022, frente a 38.747 em 2020. Em 2021, primeiro ano da alta do preço dos combustíveis, o aumento no mesmo período havia sido de 86,65%.

O uso de GNV, no entanto, requer cuidados extras. Na terça-feira (26), um carro explodiu durante o abastecimento do cilindro em um posto de combustíveis na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O motorista ficou gravemente ferido e chegou a ser levado ao hospital, mas morreu na madrugada desta quarta-feira). Uma mulher que passava pelo local também também precisou de atendimento médico, mas já teve alta.

Os frentistas não se feriram, mas disseram que a explosão foi no cilindro de gás do veículo, que estava em mau estado de conservação, enferrujado. Aquiles Pisanelli, presidente da Associação Nacional dos Organismos de Inspeção, explica que a inspeção de segurança veicular é indispensável na prevenção de acidentes.

“Todos os acidentes em carros com sistemas GNV aconteceram, comprovadamente, em veículos que estavam em situação irregular e sem as inspeções periódicas em dia”, diz.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Simone Tebet diz que alicerces democráticos estão abalados por polarização
Organização Mundial da Saúde admite pela primeira vez que varíola do macaco pode ser transmitida sexualmente
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada