Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Home Acontece Cremers repudia abertura de curso de Medicina Humana na UFPel

Compartilhe esta notícia:

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) veio a público manifestar que é contrário à abertura de um curso de Medicina Humana na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a população cadastrada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou beneficiária de projetos de assentamentos. Confira o pronunciamento:

“A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê, em seu Artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, sem segregar cidadãos em grupos de qualquer espécie. 

Além disso, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), estabelecida pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, foi criada justamente para ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.

Desta forma, o Cremers repudia toda e qualquer forma de criação de novas vagas sem critérios, que tenha como objetivo atender determinados segmentos da sociedade e desrespeite a legislação vigente quanto ao sistema de processo seletivo para instituições de ensino superior.

O Conselho protocolou ofício, nesta terça-feira (27), junto à reitoria da instituição, para que sejam dados esclarecimentos sobre a iniciativa em um prazo de 48 horas. O Cremers, como órgão fiscalizador da atividade médica, continuará lutando contra a abertura desenfreada de novos cursos e pela qualidade da formação médica.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Lançamento da BlackVelto Project acontece dia 07 de julho em Porto Alegre
Processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região completa 10 milhões de ações distribuídas
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa na Tarde