Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Home Porto Alegre Dengue: Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, terá aplicação de inseticida nesta terça-feira

Compartilhe esta notícia:

O bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, recebe na manhã desta terça-feira (8) uma operação para aplicar inseticida em parte da rua André da Rocha. A ação acontece depois da confirmação de caso de dengue em um paciente que ficou hospedado em Porto Alegre no período de viremia, ou seja, quando o vírus circula no organismo. A DVS (Diretoria de Vigilância em Saúde) vai coordenar a atividade.

O trecho onde ocorrerá a ação inclui a rua André da Rocha entre a Travessa Tuiuty e a rua Utanajar Rodrigues Pereira. Equipe da prefeitura e da empresa responsável pela operação de bloqueio estarão no local às 8h30min.

Como o paciente não é residente em Porto Alegre, o caso não entra para a estatística da Capital. No entanto, a ação de bloqueio é realizada para diminuir o risco de transmissão da doença entre moradores da cidade.

Transmissão

De acordo com a diretora em exercício da DVS, Fernanda Fernandes, a operação visa diminuir a população adulta do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, diminuindo, desta forma, o risco de um mosquito adquirir o vírus ao picar o paciente e, depois, iniciar um ciclo de transmissão autóctone na cidade, ao picar outras pessoas. A gestora lembra que as fêmeas picam seres humanos para desenvolver os seus ovos. “Infectada, a fêmea passará o vírus para todos os ovos”, explica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Donald Trump devolve ao governo norte-americano cartas de Kim Jong-Un que levou da Casa Branca
Balança comercial tem superávit de 754,5 milhões de dólares na primeira semana de fevereiro
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa