Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Home Filipe Guerrero Gracia Descubra como agir se você travar sua coluna

Compartilhe esta notícia:

Você pode sentir uma variedade de sintomas quando você travar as costas. Você pode sentir formigamento ou queimação, dor em todo o corpo ou pontadas fortes. Dependendo da intensidade e do local você também pode ter fraqueza nas pernas ou pés. O incômodo acontece, normalmente, na região lombar, a parte mais baixa da coluna, e se manifesta na forma de dores crônicas ou agudas.

A coluna travada é uma experiência dolorosa, porém na maior parte dos casos, é resolvida em curto período de tempo. Há situações em que a dor não melhora e requer acompanhamento de um profissional de saúde. O principal objetivo é agir na dor aguda o mais rápido possível e, posteriormente, adotar práticas de prevenção como atividades físicas regulares e hábitos saudáveis.

No entanto, há alguns casos em que a dor chega a ser tão violenta que algumas pessoas acabam ficando com a coluna travada. Isto é, ficam incapacitadas de se mover ou voltar à posição em que estavam anteriormente ao travamento. Apesar de comum, normalmente a dor nas costas está associada a alterações musculares ou a causas mecânicas postural degenerativas.  O travamento, por se tratar de um mecanismo de defesa do próprio corpo que em resposta à dor aguda, por um possível pinçamento nervoso, imobiliza completamente a área afetada. Essa imobilização é um aviso de que algo não está funcionando bem naquela região.

Alguns fatores podem contribuir para que dores mais intensas apareçam mais facilmente como a hérnia de disco, o envelhecimento e as tensões musculares. A hérnia de disco que pode gerar uma dor irradia para pernas e ou virilha (ciática ou ciatalgia). O envelhecimento vem acompanhado de alterações degenerativas, o que deixa a coluna propensa a uma maior instabilidade articular, podem gerar dores mais agudas. A tensão ou distensão muscular é a causa principal da maioria dos casos de dores lombares ou na coluna. Normalmente, a tensão ou distensão muscular ocorre pelo uso excessivo dos músculos e permanência por muito tempo em má postura.

Na maior parte dos casos de travamento o tratamento conservador pode ajudar e a utilização de medicamentos fica restrita ao controle de dor no primeiro momento. Portanto, procure um profissional que encontre e trate a causa da sua dor, e não somente trate o local da sua dor. O Osteopata possui as ferramentas necessárias para encontrar a causa da dor e ajudar a melhora dos movimentos. O Fisioterapeuta e o Educador físico também podem ajudar neste processo.

Em caso de dor aguda persistente e desconfiança patológica um médico deve ser procurado.

Após a melhora do quadro agudo, é fundamental corrigir sua postura e fortalecer os músculos estabilizadores da coluna (paravertebrais e abdominais). A coluna vertebral deve ser protegida por essa musculatura em todas as situações. Dessa forma, você terá uma coluna saudável, e o mais importante, não terá dor.

Entre em contato com a redação e compartilhe sobre o que mais você gostaria de ler por aqui.

Filipe Guerrero Gracia – Osteopata DO MRO Br

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Filipe Guerrero Gracia

Saiba 5 verdades sobre a artrite ou osteoartrite
Estalar a articulação é perigoso; saiba quem pode fazer isso
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias