Sábado, 27 de Abril de 2024

Home Saúde Do Ozempic ao Mounjauro: drogas contra obesidade evoluem, prometem maior perda de peso e novos modos de uso

Compartilhe esta notícia:

Ozempic, Victoza e Mounjaro são somente alguns dos remédios utilizados contra a diabetes 2 que também passaram a ser usados com o objetivo de perder peso. Mas com a busca das farmacêuticas por drogas mais eficazes na luta contra a obesidade, já há perspectivas de moléculas mais eficientes do que as primeiras formulações que chegaram ao mercado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, até 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo devem estar acima do peso – sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. Nesse cenário, remédios que auxiliam na perda de peso ganham espaço e popularidade.

Uma das substâncias cujos resultados foram os mais recentes a serem anunciados é a amicretina. Assim como a semaglutida (Ozempic e Wegovy), a liraglutida (Victoria e Saxenda) e a tirzepatida (Mounjaro), já aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a amicretina simula a ação de hormônios presentes no corpo humano. Ela atua regulando o apetite, trazendo maior efeito de saciedade.

Mounjaro

Destinado para diabetes tipo 2. Uso para perda de peso é considerado off-label (finalidade diferente daquela da bula). Segundo os estudos SURMOUNT, a perda de peso após 72 semanas foi de 15%, na dose de 5 mg; 19,5%, na de 10 mg, e 20,9%, na de 15 mg. O acompanhamento com pessoas sem diabetes por até 84 semanas mostrou que esse percentual pode chegar a 26,6% nas dosagens maiores.

Ozempic

Destinado para diabetes tipo 2. Uso para perda de peso enquanto o Wegovy não chega no Brasil é considerado off-label. Os estudos para perda de peso foram feitos apenas com a dosagem de 2,4 mg. Nessa dose, a perda de peso foi de até 17% após 68 semanas, segundo estudo na Lancet.

Saxenda

Destinado para tratamento de obesidade ou sobrepeso com, pelo menos, uma comorbidade relacionada ao peso. Segundo o estudo SCALE, a perda de peso foi de 6% na dosagem de 3 mg por dia após 56 semanas.

Wegovy

Destinado para tratamento de obesidade ou sobrepeso com, pelo menos, uma comorbidade relacionada ao peso. A perda de peso foi de até 17% após 68 semanas, segundo estudo na Lancet.

Eficácia

As eficácias foram avaliadas em conjunto com mudanças de hábitos como alimentação e atividade física. Além disso, podem variar não devido ao potencial do medicamento, mas pelo tempo em que os pacientes foram acompanhados.

Por exemplo, embora a tirzepatida tenha alcançado o maior efeito, de até 26,6% de redução do peso, ele foi observado no período de 84 semanas, o mais longo entre todos os estudos.

Serfaty destaca também que essa perda de peso pode não se sustentar a longo prazo se não houver uma mudança de hábitos e um planejamento para quando o remédio for interrompido. “O medicamento pode ajudar, mas precisa haver essa virada de chave no estilo de vida”, afirma.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Vacinação pode levar até oito anos para reduzir transmissão da dengue
Amazon planeja 150 bilhões de dólares em investimentos para se preparar para explosão de demanda por inteligência artificial
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias