Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026

Home Sem categoria Em Porto Alegre, postes com luminárias furtadas são substituídos no Parcão

Compartilhe esta notícia:

Equipes da concessionária IPSul concluíram nessa terça-feira (13) a instalação de cincos novos postes de iluminação no Parque Moinhos de Ventos (Parcão), em Porto Alegre. Com 6 metros de altura, os equipamentos substituíram os antigos, que tiveram suas luminárias furtadas na área do estacionamento, próximo à rua Mostardeiro.

Na véspera, servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) já haviam realizado serviço de podas no local, a fim de melhorar o índice de luminosidade no complexo de lazer, um dos mais tradicionais da capital gaúcha. A prefeitura ressalta que estão em andamento melhorias na iluminação interna – em dezembro passado, a empresa responsável revisou a iluminação em toda a extensão do parque.

Levantamento realizado pela Ipsul contabiliza, ao longo dos últimos três anos, um total de 319 ocorrências de furto de fios e luminárias na Redenção, Marinha do Brasil e Parcão. Somente neste último são 116 registros. As investidas de criminosos desafiam as autoridades, presentes nesses locais por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), rondas dos agentes de segurança pública e monitoramento por câmeras.

Qualquer cidadão pode – e deve – ajudar no combate a esse e outros tipos de crime, relatando situações suspeitas e ocorrências em andamento. O denunciante é protegido pelo sigilo do anonimato. São canais para isso os telefones 156 (Central do Cidadão) e 153 (Guarda Civil Metropolitana), bem como o aplicativo “Ilumina POA”, da IPSul. Mais informações estão disponíveis no site ipsulpoa.com.br.

História

Com área total de 115 mil metros-quadrados e considerado o segundo parque mais antigo de Porto Alegre, o Moinhos de Vento – o popular “Parcão” – completou 53 anos no dia 9 de novembro. O nome do parque tem sua origem no século de 1700, quando Antonio Martins Barbosa, vindo de Minas Gerais, estabeleceu-se com seu moinho de vento na região.

Em 10 de setembro de 1962, uma lei municipal do então prefeito Telmo Thompson Flores desapropriou e destinou o terreno ao município. O mesmo chefe do Executivo rubricou em 9 de novembro de 1972 um decreto que oficializou a criação do Parque Moinhos de Vento, juntamente com a escola e a avenida Goethe.

Anteriormente, o local abrigava o hipódromo do Jockey Clube. E também o Estádio da Baixada, a “casa” do Grêmio até a inauguração do Olímpico Monumental (Azenha), palco dos jogos do Tricolor gaúcho entre 1954 e 2012, antes de migrar para a Arena do bairro Humaitá.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sem categoria

Galpões do Sambódromo de Porto Alegre recebem aplicação de inseticida especial contra o mosquito da dengue
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias