Domingo, 14 de Julho de 2024

Home Porto Alegre Em razão do prognóstico de chuvas intensas para os próximos meses, prefeitura de Porto Alegre prorroga Operação Inverno até o fim do ano

Compartilhe esta notícia:

Por conta da previsão meteorológica de fenômeno El Niño até novembro, que poderá atingir centenas de famílias na em Porto Alegre, a prefeitura prorrogou a Operação Inverno até 31 de dezembro. Das 227 vagas ampliadas em junho, 100 vagas permanecem ativas em albergues, abrigos e pousadas até o final do ano.

Além disso, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) implantará, nos próximos dias, uma nova modalidade de acolhimento destinada a homens adultos em situação de rua, uma casa de passagem com capacidade para atender até 50 pessoas.

Somando-se às 820 vagas já existentes, são 970 vagas disponibilizadas na rede de proteção à população de rua. “Manter as vagas ampliadas na rede municipal garante um suporte maior àqueles que usam o espaço de rua como moradia”, afirma o presidente da Fasc, Cristiano Roratto.

Segundo a prefeitura, entre os meses de junho e setembro, mais de 240 pessoas foram acolhidas diariamente em albergues noturnos e 272 pessoas ao dia na modalidade de pousadas. Para a diretora técnica da Fasc, Loiva Diedrich, o momento é de reconstrução coletiva.

“Estamos vivendo uma situação de emergência no município, avaliamos um momento muito difícil e precisamos ampliar os cuidados e proteção por meio de acompanhamentos técnicos, tanto às pessoas já atendidas em nossas unidades como para as famílias atingidas em áreas de risco”.

Central de Abordagem

A Central de Abordagem, localizada no Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), tem equipes trabalhando 24 horas, todos os dias da semana. As solicitações são realizadas por meio do telefone 156, opção 7, ou aplicativo 156+POA. Nos feriados e finais de semana, a equipe de abordagem social realiza plantão das 9h às 19h.

Rede de atendimento com acesso espontâneo

Albergues – atendimento das 19h às 7h

Dias da Cruz: (12h) – avenida Azenha, 366 – Azenha

Acolher 1: (12h) – rua Dr. João Simplício, 38 – Vila Jardim

Acolher 2 (12h) – rua 7 de Abril, 315 – Floresta

Centros POP – das 8h às 17h

Equipe multidisciplinar para adultos, idosos e famílias em situação de rua. Disponibilizam oficinas, higiene pessoal e refeição, além de encaminhamento à rede de serviços municipais com cadastro ao sistema de benefícios.

Centro POP 1 – Santana – avenida João Pessoa, 2384 – Farroupilha

Centro POP 2 – Floresta – rua Gaspar Martins, 114/120 – Floresta

Centro POP 3 – Navegantes – avenida França, 496 – Navegantes

Restaurantes Populares com serviço ao meio-dia

Centro – rua Garibaldi, 461 (segunda-feira a domingo)

Vila Cruzeiro – rua Dona Otília, 210 (segunda a sexta-feira)

Lomba do Pinheiro – rua Cacimbas, 159 (segunda a sexta-feira)

Restinga – Estrada Chácara do Banco, 71 (segunda a sexta-feira)

Zona Norte – rua Caetano Fulginiti, 95, Rubem Berta (segunda a sexta-feira).

Ilha da Pintada: Rua Oscar Shmitt, 67 (segunda a sexta-feira).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Governo gaúcho e embaixada da Espanha discutem financiamento de projetos de infraestrutura
Atos de 8 de janeiro: Supremo condena mais três réus por participação na invasão às sedes dos Três Poderes
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News