Terça-feira, 24 de Maio de 2022

Home Agro Emater apresenta estimativa final da Safra de Verão 2021/2022

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira (8), a Emater/RS-Ascar apresentou a estimativa final da Safra de Verão 2021/2022, para autoridades e imprensa, durante o tradicional café da manhã, no parque da Expodireto. Segundo o levantamento realizado entre os dias 16 e 28 de fevereiro, em relação à estimativa inicial (33,6 milhões de toneladas) haverá uma perda de pelo menos 41,9% na produção média estadual dos principais grãos de verão (19,5 milhões de toneladas), sendo 52,1% de perda na soja; 55,1% no milho; 36% no feijão primeira safra; 10,7 no feijão segunda safra; e 4,5% no arroz.

Em relação à produção da safra passada (33,1 milhões de toneladas), a perda média estadual de todos grãos chega a 41,1%, sendo 53,3% na soja; 37,5% no milho; 27% no feijão primeira safra; 13,5% no feijão segunda safra e 13,1% no arroz.

O presidente da Cotrijal, Nei Cesar Manica, ressaltou a importância do trabalho da Emater na vida do pequeno produtor. “A Emater tem um quadro de colaboradores altamente qualificado em atender o pequeno e médio produtor. A Cotrijal precisa de vocês prestando serviços ao homem do campo”, destacou.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, também elogiou a atuação da entidade durante a Expodireto, onde são apresentados os números finais da safra. “Este momento é importante e, neste ano, dá uma dimensão do prejuízo da safra em função da estiagem”, pontuou.

A secretária de Agricultura do RS, Silvana Covatti, enalteceu o trabalho das mulheres extensionistas e produtoras rurais. Também falou das perdas por conta da estiagem e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo do Estado e da credibilidade dos dados levantados pela Emater/RS-Ascar. “Nós confiamos no trabalho de vocês, acreditamos nas informações levantadas e divulgadas. E digo que eu, aliás nós, que somos mulheres, e grandes mulheres, não nos entregaremos num momento como esse. Vamos lutar enquanto tivermos coragem e saúde”, finalizou a secretária.

Confira a produção estimada para cada cultura:

Soja

Estimativa inicial: 19,9 milhões de toneladas

Estimativa atual: 9,5 milhões toneladas (-52,1%)

Milho

Estimativa inicial: 6,1 milhões de toneladas

Estimativa atual: 2,7 milhões de toneladas (-55,1%)

Feijão 1ª safra

Estimativa inicial: 61,9 mil toneladas

Estimativa final: 39,6 mil toneladas (-36%)

Feijão 2ª safra

Estimativa inicial: 34,3 mil toneladas

Estimativa final: 30,6 (-10,7%)

Arroz

Estimativa inicial: 7,5 milhões de toneladas

Estimativa final: 7,2 milhões de toneladas (-4,5%)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Entidades homenageiam lideranças e cobram medidas de apoio ao agro
Fórum Nacional da Soja discute desafios e novos mercados
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde