Domingo, 25 de Maio de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 24 de maio de 2025
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), realizou nesse sábado (24) a entrega da licença prévia para instalação de unidade do empreendimento imobiliário e de lazer Club Med em Gramado (Serra Gaúcha). O local escolhido é uma área de preservação permanente, em terreno junto à Estrada do Caracol, na localidade de Mato Queimado.
Concedida à empresa porto-alegrense DC Paradisus em parceria com a rede francesa Club Med, a autorização é válida até 2030 e abrange terreno superior a 128 mil metros-quadrados (incluindo 36 mil de área útil). Em contrapartida, uma série de exigências técnicas e legais terão que ser cumpridas.
O investimento previsto chega a R$ 1 bilhão, abrangendo resort de luxo, residências anexas, complexo esportivo, piscinas, playground, portaria, praça, restaurante, heliponto, edifício-garagem, centro de eventos, estação de tratamento de esgoto e alojamento de colaboradores, dentre outros itens. Também será instalada uma pista de esqui com teleférico de altura mínima de 9 metros.
A rede francesa já conta com outras três unidades em funcionamento no Brasil. Na lista estão as cidades de Mogi das Cruzes (SP), Mangaratiba (RJ) e Trancoso (BA).
Com a palavra…
Conforme o governador Eduardo Leite, que participou da entrega da licença, o Estado está fazendo uma série de ações em termos de mobilidade para qualificar os acessos à Serra, desde a estrada para o aeroporto de Vila Oliva até a preparação de concessão de rodovias na região das Hortênsias. Ele acrescentou:
“O Club Med chega para agregar com toda sua expertise e conexão mundial, como um elemento para qualificar a experiência que o povo e os empreendedores de Gramado oferecem aos visitantes, dando assim uma enorme contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destaca que o documento representa uma etapa fundamental para viabilizar o início das obras com segurança ambiental e jurídica:
“Reafirmamos aqui o nosso compromisso, como Estado, com o desenvolvimento sustentável e com a crença de que desenvolver também significa preservar e conservar. Cumprindo todos os ritos ambientais, temos certeza que esse empreendimento será transformador para a região”.
O presidente da Fepam, Renato Chagas, destaca a atuação da fundação, que assegura que os projetos no Rio Grande do Sul sejam implementados com responsabilidade ambiental. Já presidente-executivo da Club Med, Janyck Daudet, ressaltou que a iniciativa contribuirá para atrair turistas inclusive de outros países.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Show de Notícias