Quarta-feira, 03 de Dezembro de 2025

Home Saúde Envelhecimento pode causar perda de músculos e ganho de gordura

Compartilhe esta notícia:

Com o avanço da idade, o corpo humano passa por diversas transformações fisiológicas. Entre as possíveis mudanças estão a perda de massa e força muscular (sarcopenia) e o acúmulo de gordura corporal, o que pode levar à obesidade. Quando essas duas condições ocorrem simultaneamente, surge um quadro cada vez mais comum e preocupante: a sarcobesidade, também chamada de obesidade sarcopênica. Essa combinação tem chamado a atenção de pesquisadores, especialmente porque traz riscos à saúde física e metabólica da população idosa.

Preocupados com o envelhecimento populacional e os impactos desse quadro clínico, a nutricionista Gabriela Ortiz, pesquisadora do Laboratório de Fisiologia do Exercício e Metabolismo (LAFEM), da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP/USP), e sua equipe decidiram se aprofundar no tema por meio de uma revisão científica dos principais estudos sobre a doença.

Os resultados, publicados recentemente na revista Ageing Research Reviews, revelam a falta de critérios diagnósticos padronizados para a sarcobesidade e a complexidade do seu tratamento, que deve ser multifatorial e personalizado. “Dado o envelhecimento populacional, estudar condições que afetam majoritariamente a população idosa, como a sarcobesidade, é uma temática de grande interesse pela comunidade científica, a fim de investigarmos formas de prevenção e tratamento, garantindo suporte para essa população”, comenta Ortiz.

A condição é preocupante porque une duas doenças que ameaçam a saúde em diversos aspectos. “A sarcobesidade soma os riscos da obesidade — como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares— com os da sarcopenia, que incluem maior risco de quedas, fraturas e perda da independência”, explica o médico nutrólogo Diogo Toledo, coordenador do Departamento de Nutrologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

A função dos músculos, aliás, vai muito além de permitir mobilidade e equilíbrio. “O tecido muscular é fundamental para manter o metabolismo ativo. Ele ajuda o corpo a gastar energia de forma eficiente e a evitar o acúmulo excessivo de gordura”, pontua Toledo.

Os músculos também contribuem para a produção de hormônios e dão força ao sistema imunológico. “Com o envelhecimento, é natural haver perda de massa muscular e ganho de gordura, especialmente quando não há hábitos saudáveis. É por isso que a sarcobesidade se tornou uma preocupação crescente de saúde pública”, alerta o médico.

Na revisão de estudos conduzida na USP de Ribeirão Preto, três estratégias terapêuticas se destacaram como promissoras contra a sarcobesidade: a suplementação de taurina, a modulação da microbiota intestinal e a prática regular de exercícios físicos. Saiba mais sobre elas a seguir.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Porto Alegre apresenta a maior taxa de mortalidade por Aids do País, informa estudo
IA “casamenteira” tenta reinventar os aplicativos de namoro
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News