Domingo, 19 de Janeiro de 2025

Home boas noticias Escola desenvolve projeto para alfabetizar alunos estrangeiros em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Multilinguismo na Escola é o nome do projeto que está trazendo alfabetização e inclusão a alunos haitianos e venezuelanos na instituição de ensino municipal Ildo Meneghetti, no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre.

A iniciativa surgiu depois que a professora de espanhol Alessandra da Silva Fraga, que está na rede municipal há 23 anos, detectou a dificuldade de alfabetizar esses alunos dentro da sala de aula convencional e propôs um caminho diferenciado.

“Com a ajuda de monitoras, que são alunas da escola e vão no contraturno, também oriundas da Venezuela e do Haiti, estamos buscando a adaptação dos alunos migrantes”, explicou a docente.

O objetivo do projeto é garantir, por meio de alunos monitores, a igualdade de condições de bem-estar, permanência e adaptação à língua portuguesa dos estudantes recém-chegados na comunidade ou com dificuldade de aprendizagem, respeitando o bilinguismo ou multilinguismo dos venezuelanos e haitianos da escola. Além de alfabetização para os venezuelanos, são oferecidas oficinas de português aos haitianos dos anos finais do ensino fundamental.

“Esse projeto de monitoria e alfabetização é a prova concreta de que a escola pode fazer a diferença com respeito à bagagem cultural e linguística dos estudantes”, destacou a professora.

Ela ressaltou que a iniciativa pode capacitar os alunos a levar o português também para dentro de casa, para suas famílias. “Também poderíamos fazer esse trabalho na EJA [Educação de Jovens e Adultos]”, afirmou.

(Foto: Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de boas noticias

Servidores da prefeitura de Porto Alegre terão ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa Feminina
Portos gaúchos registram aumento nas movimentações de cargas no primeiro semestre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde