Segunda-feira, 24 de Março de 2025

Home Dicas de O Sul Esquadrilha da Fumaça completa quatro mil demonstrações neste final de semana

Compartilhe esta notícia:

As próximas demonstrações aéreas da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) devem acontecer respectivamente em Torres, Novo Hamburgo e Três de Maio. Nestas apresentações nos céus gaúchos a companhia deve atingir um marco histórico. No ano em que completa 71 anos, o conjunto deve atingir a apresentação de número 4000 de uma história que começou em 1952, no Campo dos Afonsos (RJ), na antiga Escola de Aeronáutica.

Na sexta-feira (28), às 15h30, o grupo estará em Torres, no Parque do Balonismo, durante o festival internacional da modalidade local em que, provavelmente, será realizada a demonstração de número quatro mil. No dia seguinte (29), será a vez de Novo Hamburgo, às 16h, no aeroclube da cidade. No domingo (30), às 14h30, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), estará em Três de Maio, na Expofeira.

As três demonstrações fazem parte de uma campanha no Sul do País. A Esquadrilha já esteve em Santa Catarina, onde realizou apresentações em Blumenau e Urubici (SC), nos dias 22 e 23 de abril.

Histórico

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Com as aeronaves North American T-6, eram executadas manobras de precisão como “Loopings” e “Tounneaux” com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os Cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Restinga Sêca reunirá amantes de trens para celebrar o Dia do Ferroviário
Carnaval de Canoas: desfiles das escolas de samba acontecem neste sábado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada