Terça-feira, 28 de Maio de 2024

Home Artes Visuais Exposição “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura” abre no Instituto Ling com visitação gratuita

Compartilhe esta notícia:

Obras da artista Tomie Ohtake (Kyoto, Japão, 1913 – São Paulo, Brasil, 2015) estão em exposição no Instituto Ling, em Porto Alegre. A mostra “Tomie Ohtake: seis décadas de pintura” fica em cartaz até 25 de fevereiro de 2023, com visitação gratuita, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

A exposição é fruto de uma parceria do centro cultural com a Almeida & Dale Galeria de Arte, de São Paulo, e o Studio Prestes, de Porto Alegre. Com proposição curatorial assinada por Cézar Prestes, contará com uma didática cultural e histórica, apresentando obras que percorrem os sessenta anos de produção artística de Tomie.

O público poderá conferir ao todo 12 obras a óleo e tinta acrílica sobre tela, criadas de 1967 até 2013, dois anos de sua morte. “A sua apreciação leva o espectador a desfrutar de um mundo de imensa força pictórica e sensorial – mesmo que não tenha conhecido as fases anteriores da artista, atende ao chamado de sua arte”, conta Prestes.

“Desde o colorido estimulante, até as superfícies com incursões pelas formas, as diferentes texturas geradas pela facilidade de colocar os materiais a serviço do talento, tudo estimula a experiência perceptiva”, completa o curador.

Sobre a artista:

Tomie Ohtake (1913-2015) nasceu em Kyoto, no Japão, onde iniciou seus estudos. Em 1936, veio ao Brasil e, impedida de voltar devido ao início da Guerra do Pacífico, acabou ficando no país.

Começou a pintar com quase 40 anos, incentivada pelo artista japonês Keiya Sugano. Participou de 20 Bienais Internacionais, 120 exposições individuais e quase 40 mostras coletivas, entre Brasil e exterior, além de 28 prêmios. Sua obra destaca-se tanto na pintura e na gravura quanto na escultura.

Marcam ainda sua produção as mais de 30 obras públicas desenhadas na paisagem de cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Entre 2009 e 2010, suas esculturas alcançaram também os jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a província de Okinawa, no Japão.

Em 2012, foi convidada pelo Mori Museum, em Tóquio, a produzir uma obra pública para o jardim da sede. Em São Paulo, dá nome a um vibrante centro cultural, o Instituto Tomie Ohtake. Em 2013, Tomie Ohtake chegou aos 100 anos, comemorados com 17 exposições pelo Brasil. Dos 100 aos 101 anos, concebeu cerca de 30 pinturas. Até a sua morte, aos 101 anos, seguiu trabalhando.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – ARTES VISUAIS

“Tomie Ohtake: seis décadas de pintura”

Período de visitação: até 25 de fevereiro de 2023, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Atual de Piqué teria visitado casa de atleta quando ele era casado com Shakira, diz TV espanhola
Cristiana Oliveira reflete sobre 59 anos: “Olho para trás e só agradeço”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde