Domingo, 03 de Agosto de 2025

Home Rio Grande do Sul Fernando Sodré deixa o cargo de chefe da Polícia Civil gaúcha

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) anunciou nessa sexta-feira (9) a saída do delegado Fernando Sodré do cargo de chefe da Polícia Civil gaúcha. Ele comandava a corporação desde fevereiro de 2023 (foi o primeiro negro na função) e pediu sua aposentadoria, aos 60 anos. Seu substituto é o até então subchefe Heraldo Chaves Guerreiro.

Não houve manifestação oficial do governo gaúcho sobre o motivo. O fato, no entanto, é que a decisão de Sodré se deu em um momento de desgaste relacionado a falhas no atendimento da Polícia Civil a mais de 300 mulheres que vítimas de violência doméstica.

O então chefe chegou a fazer questionamentos públicos ao trabalho da corporação nesse quesito, o que teria o colocado em rota de colisão com colegas. Em meio a esse cenário de crise, a titular de uma delegacia colocou seu cargo à disposição e recebeu manifestação de apoio por parte da associação da categoria no Estado.

“Novas lideranças”

Em declarações à imprensa nessa sexta-feira, o governador Eduardo Leite falou que o momento é de “novas lideranças”. Ele contemporizou:

“Houve episódios internos, mas quero destacar que o bom trabalho feito pelo delegado Heraldo Sodré. Valorizo e agradeço sua contribuição, mas há um entendimento de que é hora de nova condição interna”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Com Leite em agenda nos Estados Unidos, Gabriel Souza assume como governador do Rio Grande do Sulem exercício
Justiça revoga prisão preventiva de homem detido no RS após operação sobre suposto plano de atentado a bomba em show
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada