Quinta-feira, 30 de Abril de 2026

Home Economia Governo federal decide lançar o Desenrola 2.0 na segunda-feira com evento no Planalto

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo e decidiu lançar o novo programa de renegociação de dívidas, o Desenrola 2.0, na próxima segunda-feira (4). A ideia é fazer um evento no Palácio do Planalto com a presença de ministros de várias áreas do governo. As informações são da CNN.

No entanto, detalhes do programa devem ser antecipados por Lula durante pronunciamento marcado para 1º de Maio, Dia do Trabalhador. A equipe econômica ainda corre para fechar os últimos detalhes do Desenrola. Segundo interlocutores, a questão do uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) enfim foi acordada entre Fazenda e ministros mais políticos.

Com isso, a definição é que o FGO (Fundo Garantidor de Operações) irá aportar ao menos R$ 8 bilhões para cobrir eventuais não pagadores do programa. A expectativa, como a CNN antecipou, é que é cerca de R$ 7 bilhões sejam liberados do FGTS por meio do Desenrola.

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, segue em conversas constantes com Lula e outros ajustes podem ocorrer até o lançamento do programa. Inclusive, no que se trata a acordos com as instituições financeiras.

No Palácio do Planalto, a percepção é que endividamento da população tem pressionado a avaliação de Lula diante do eleitorado. Por isso, junto com a aprovação do fim da escala 6×1, o Desenrola 2.0 tem sido visto como o grande programa do governo federal para que Lula consiga ser reeleito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

No Chile, Grêmio enfrenta o Palestino pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Governo federal decide lançar o Desenrola 2.0 na segunda-feira com evento no Planalto
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Na Madrugada