Sábado, 18 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul Governo gaúcho articula apoio técnico de agência especializada da ONU para plano de produção de alimentos

Compartilhe esta notícia:

A comitiva do governo do Rio Grande do Sul em missão oficial na Europa reuniu-se, nesta terça-feira (16), com representantes da agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O objetivo do encontro foi discutir uma possível parceria para apoio técnico do órgão ao governo na elaboração de um plano estratégico voltado à produção de alimentos no Estado. O planejamento seria focado em sustentabilidade ambiental e resiliência climática na agricultura gaúcha, à luz das mudanças no clima. A FAO daria suporte com especialistas e consultores na área.

“O Estado tem várias iniciativas para o enfrentamento das crises climáticas que estamos vivenciado, mas entendemos que podemos dar um passo mais seguro em direção ao futuro da produção agrícola. Seria uma oportunidade de contemplar, a partir do plano e com apoio do FAO, a forma como se planta, a reservação e a distribuição da água e o manejo de recursos hídricos e do solo”, detalhou o governador gaúcho Eduardo Leite.

A vice-diretora da FAO, Maria Helena Semedo, afirmou que há interesse em firmar um termo de cooperação com o Estado para avançar nessas pautas. As condições para a assinatura serão discutidas entre as equipes técnicas do órgão e o governo.

Outro assunto abordado na reunião foi a gestão dos recursos hídricos na Lagoa Mirim. O Estado participa do grupo técnico de apoio de um projeto que também envolve a FAO e o governo federal, focado na promoção do turismo, na pesca e no mapeamento da situação ambiental na região.

O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Unidade móvel de saúde de Porto Alegre atende moradores do bairro Humaitá nesta quarta
Em missão na Itália, comitiva do governo gaúcho reforça interesse do Estado por voo direto ao país europeu
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News