Domingo, 14 de Agosto de 2022

Home Rio Grande do Sul Governo gaúcho reduz as alíquotas do ICMS para os combustíveis, energia elétrica e telecomunicações

Compartilhe esta notícia:

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, na manhã desta sexta-feira (1°), a redução das alíquotas do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para os combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, de 25% para 17%.

A medida segue o que determina uma lei federal sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro com o objetivo de reduzir os preços dos combustíveis no País e conter a inflação. Alguns Estados ajuizaram ações no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a nova legislação.

O governador Ranolfo Vieira Júnior alertou que a redução do ICMS terá impactos bilionários nas contas do Estado. “Porém, não podemos deixar de alertar sobre a preocupação com o futuro por conta dessa lei, que está sendo debatida juridicamente. As contas do Rio Grande do Sul terão impactos bilionários. Não queremos que a população seja afetada com a precarização dos serviços pela falta de recursos”, afirmou o chefe do Executivo.

Segundo ele, está descartada a possibilidade de aumentar outros tributos por conta da perda de arrecadação, que deve ser compensada por meio do corte de gastos do governo.

“Nosso governo reduziu o custo da máquina pública, promoveu amplas reformas e viabilizou a redução de impostos, diminuindo o ICMS para o menor patamar do Brasil, de 30% para 25%. Seguiremos trabalhando para enfrentar, agora, mais esse desafio”, disse Ranolfo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Adolescente gaúcho que ganhou bolsa para estudar em Singapura precisa de auxílio financeiro
Próximos dias devem ter chuva fraca na maior parte do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada