Terça-feira, 01 de Julho de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 16 de maio de 2024
O governo gaúcho disponibilizou um formulário on-line para empresários de todos os portes e segmentos possam relatar prejuízos decorrentes das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Conforme o Executivo estadual, responder o documento é fundamental para que se possa dimensionar as perdas e buscar recursos de auxílio à categoria.
Desenvolvida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) por meio de seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor, a iniciativa conta com o engajamento da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O questionário pode ser acessado em desenvolvimento.rs.gov.br.
O questionário é semelhante ao utilizado para quantificar os danos decorrentes dos incidente climáticos que atingiram a região do Vale do Taquari no ano passado. São solicitadas a identificação da empresa, estimativa do prejuízo financeiro imediato, ciência sobre as linhas de crédito e se esse financiamento é necessário ao processo de retomada.
Também são solicitadas especificações sobre questões logísticas e se o empreendedor atua no comércio, atacado ou turismo, por exemplo. A Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucis-RS), vinculada à Sedec, auxiliará no processo fazendo o cruzamento de dados para que se tenha um panorama o mais completo possível da situação.
Titular da Sedec, Ernani Polo salienta a necessidade de dados concretos para construir uma estratégia de recuperação para micro, pequenas, médias e grandes empresas: “Os impactos são altíssimos, então precisamos fazer esse trabalho coordenado para ter a maior precisão possível. Vamos a campo a partir desta segunda para levantar as informações”.
Setor de eventos
Um dos mais impactados (assim como na época do auge da pandemia de coronavírus), o setor de eventos também é motivo de preocupação. São atividades suspensas ou mesmo canceladas, bem como estabelecimentos inundados e cujo destino permanece incerto.
O Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Sedec promoveu nesta semana uma reunião virtual com representantes da área, a fim de discutir a situação. Conforme o secretário Ernani Polo, o governo gaúcho dará atenção especial ao segmento nas medidas de recuperação econômica do Estado:
Protagonistas do setor pediram apoio para que sejam mantidos os eventos nas regiões gaúchas que não foram afetadas pelas enchentes, como forma de movimentar a economia local e manter empregos.
O presidente do Conselho Consultivo da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (Agepes), Alexandre Grazadio, estima que cerca de 10 mil empregos diretos são gerados por seus filiados. Isso, sem contar os indiretos.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul
No Ar: Pampa Na Madrugada