Quarta-feira, 01 de Outubro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 1 de outubro de 2025
Em apoio à campanha do Outubro Rosa, o Grêmio e a Umbro lançam nesta quarta-feira (1º), a nova camisa rosa 2025. A iniciativa é realizada em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), reforçando o compromisso do Clube e da fornecedora com a prevenção e controle do câncer de mama no Brasil.
Parte do valor arrecadado com as vendas será destinado ao IMAMA (Instituto da Mama RS), que busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce, assim como de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama, para maiores chances de cura.
Os modelos lançados trazem o design característico do Grêmio, reinterpretado com a cor símbolo da campanha. As peças carregam elementos visuais que remetem a escudos de épocas distintas, relembrando a tradição do Clube. Na parte interna da gola, consta uma etiqueta da FEMAMA, que traz informações sobre a instituição e a importância da data. A FEMAMA atua nacionalmente com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao diagnóstico precoce e tratamento qualitativo de forma ágil.
“Quando falamos de prevenção do câncer de mama, estamos falando da realização dos exames anuais de rastreamento somados a transformação dos hábitos de cuidados com o nosso corpo, como o cuidado com a alimentação e a prática regular de atividade física. Nossa parceria com a Umbro reforça, a cada ano, a importância que o esporte tem na promoção da saúde como um todo e nos ajuda a levar essa mensagem para lugares onde a informação sobre saúde muitas vezes não chega”, comenta Dra. Maira Caleffi, Mastologista Chefe do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e Presidente Fundadora da FEMAMA.
Mais do que um item de vestuário, a camisa rosa simboliza apoio e solidariedade à causa, além de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce. “Esta camisa simboliza uma causa que impacta milhões de pessoas e famílias, e buscamos, com ela, estimular a reflexão e a ação de todos os nossos torcedores. O futebol é um poderoso instrumento de transformação, e o Grêmio segue empenhado em utilizá-lo para contribuir com temas que importam para a sociedade”, destaca o Executivo de Marketing, Leandro Figueiredo.
O ensaio produzido para dar ainda mais destaque à campanha traz como modelos as Mosqueteiras gremistas Raíssa, Karol Arcanjo, Camila Arrieta, Bia Santos e Camila Pini.
Durante os jogos no mês de outubro, a equipe feminina usará o uniforme rosa nos compromissos pelo Gauchão da modalidade, contra o Brasil em Farroupilha, e diante do Juventude em Eldorado do Sul. O elenco masculino usará as camisas rosas no aquecimento prévio aos jogos pelo Brasileirão, contra Santos e Bragantino.
“Mais do que vestir os torcedores, vestimos uma causa. O Outubro Rosa é um momento de mobilização, e entendemos que o futebol tem um poder único de alcance e transformação. É uma honra unir esporte e responsabilidade social em uma campanha tão significativa, e podendo nos unir por mais um ano com a FEMAMA é um grande orgulho”, diz Eduardo Dal Pogetto, diretor da Umbro no Brasil.
As camisas já estão disponíveis para compra na GrêmioMania Megastore da Arena no site oficial da loja do Tricolor.