Terça-feira, 05 de Julho de 2022

Home Mundo Guerra na Ucrânia completa três meses, e forças russas se concentram na conquista do Leste do país

Compartilhe esta notícia:

Depois de Mariupol, no Sudeste, e Kherson, no Sul, a Ucrânia pode perder localidades do Leste, mas continua resistindo à invasão russa. A guerra completou três meses nesta terça-feira (24), com poucas esperanças de que as tropas ucranianas consigam manter a região de Donbass.

As forças da Ucrânia enfrentam dificuldades no Leste, especialmente na região de Lugansk, onde a Rússia afirma que está no ponto de ter o controle total. Severodonetsk, ponto crucial na batalha por Donbass, é bombardeada sem trégua, “24 horas por dia”, afirmou o governador de Lugansk, Sergei Gaidai.

Muitos especialistas comparam a situação de Severodonetsk a Mariupol, com um cenário apocalíptico após várias semanas de cerco. Os bairros da cidade viraram pilhas de escombros, com edifícios destruídos por mísseis.

“Utilizam a tática de terra arrasada, com a destruição deliberada da cidade, bombardeios aéreos, lança-foguetes múltiplos, morteiros ou tanques que disparam contra os edifícios”, disse Gaidai.

Segundo o governador, na tentativa de tomar pontos importantes do Leste, “todas as forças russas estão concentradas nas regiões de Lugansk e Donetsk”. Moscou desloca unidades da região de Kharkiv, no Norte, soldados que participaram no cerco de Mariupol, no Sudeste, milícias das repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, tropas chechenas e unidades mobilizadas na Sibéria e no extremo oriente russo, indicou.

“A tomada do controle das cidades será nesta ordem: primeiro Severodonetsk, depois Lyssychansk. Em seguida, Kramatosk et Sloviansk”, disse um comandante militar pró-russo em entrevista à agência de notícias RFI em Roubijne. “Acontecerá em breve, eu acho. Para ser mais preciso, em algumas semanas, no máximo”, garantiu o militar.

Não há um número oficial de mortos na guerra, que já deixou milhares de vítimas e refugiados, além de um rastro de destruição.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Receita Federal libera consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda deste ano
Policiais militares são baleados por criminosos em Canoas
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada