Domingo, 14 de Agosto de 2022

Home Comportamento Imaginar coisas boas: A importância de planejar a vida para ser feliz

Compartilhe esta notícia:

Alle Pierce é uma pessoa que sabe planejar umas boas férias. Alguns meses antes, ela “entra em uma saga louca de buscas no Google”, construindo uma planilha de todas as coisas que ela ainda quer fazer e ver. Ela pesquisa os cardápios dos restaurantes que planeja visitar, usa uma foto do destino como imagem da tela de bloqueio do telefone e baixa um aplicativo de contagem regressiva para concretizar os seus planos, como uma boa viajante.

“O que é tão excitante em uma viagem são os planos que são feitos antes dela”, disse Pierce, fundadora de uma empresa de viagens de luxo chamada Gals Abroad Getaways, que planeja viagens em grupo para mulheres.

Especialistas dizem que ela provavelmente está certa. Diversos estudos também sugerem que esperar por algo que deseja muito melhora o humor e diminui o estresse.

“Imaginar coisas boas à nossa frente nos faz sentir melhor no momento atual”, disse Simon Rego, psicólogo-chefe do Montefiore Medical Center e da Faculdade de Medicina Albert Einstein, que escreveu extensivamente sobre o efeito da antecipação no humor. “Pode aumentar a motivação, o otimismo e a paciência e diminuir a irritabilidade.”

Claro, não podemos simplesmente reservar um voo toda vez que precisamos de um pouco de animação. Mas existem maneiras de aproveitar e acrescentar o poder do planejamento em sua vida e rotina. Confira algumas opções.

Se anime até mesmo com as pequenas coisas

Planejar pequenas coisas e deliciosas experiências pode ser tão agradável quanto esperar por um grande evento, disse Carrie Wyland, psicóloga social da Universidade Tulane, em Nova Orleans.

“No final de cada dia, anote uma coisa que você está animado para fazer amanhã. Talvez seja começar a ler um livro novo ou comer um doce que você estava querendo”, disse ela.

O acúmulo dessas miniemoções significa que você ainda colherá os benefícios de esperar por algo, mesmo que não seja uma grande recompensa, disse Christian Waugh, professor de psicologia da Universidade Wake Forest que estuda sobre antecipação e planejamento.

Conecte-se com o seu eu futuro

Já visitou uma casa à venda e imediatamente se imaginou servindo um impressionante prato de queijos e frios na cobertura, talvez com algum vestido fabuloso?

Quando Torrie Lloyd-Masters prepara uma casa para venda, ela diz que está mostrando às pessoas como suas vidas poderiam ser se morassem naquele espaço.

“Estamos essencialmente dizendo: ‘Este pode ser o seu futuro’”, comentou a cofundadora da Home At Last , uma empresa de home staging.

Funciona porque é atraente imaginar-se como o tipo de pessoa que sempre tem um buquê de tulipas na mesa da cozinha. Pesquisas mostraram que sentir como se você estivesse no caminho para o seu “eu futuro” pode ter um efeito positivo no seu bem-estar, tirando você do pensamento de curto prazo. Pensar no futuro pode ajudá-lo a priorizar sua saúde e talvez até agir de forma mais ética.

Embora seja divertido sonhar acordado com o seu eu futuro, os passos que você precisa tomar para chegar lá podem ser intimidantes. Talvez o você do futuro queira ser fluente em francês, mas o você do presente mal consiga pedir um croissant.

Comece esclarecendo as coisas que você mais valoriza, então estabeleça metas em torno delas, comenta Simon. Se sua prioridade é ficar em forma e saudável à medida que envelhece, talvez seu objetivo seja correr 5 km. Mas não espere se sentir motivado antes de dar o primeiro passo.

Uma leve motivação pode fazer milagres

Qualquer um que tenha levado uma criança para tomar vacina e depois tomar um sorvete sabe o poder de criar expectativa para uma coisa que você não quer fazer combinando-a com uma coisa que você quer muito. Em um estudo de 2013 sobre “amarração de hábitos”, os participantes que receberam um iPod carregado com audiolivros que só podiam ouvir na academia trabalharam 51% a mais do que aqueles que não o fizeram. Foi tão incentivador que, quando o estudo terminou, 61% dos participantes disseram que pagariam para ter acesso aos audiolivros apenas na academia.

Para gerar antecipação nos grupos de férias que lidera, Alle Pierce envia aos clientes listas detalhadas de arrumação das malas com um mês de antecedência. “Fico tão empolgada com as roupas que vou usar na viagem quanto com a viagem em si”, explicou.

Foco na experiência

Vários estudos também sugeriram que obtemos mais felicidade planejando compras experienciais do que bens materiais. Aumentar a expectativa é um truque importante para Lydia Fenet, uma leiloeira de caridade que levantou mais de meio bilhão de dólares em sua carreira.

Se o que está sendo leiloado for um jantar com uma celebridade, por exemplo, ela desenhará para o público todos os cenários possíveis para o jantar. Talvez você e a celebridade se tornem amigos. Talvez eles se tornem padrinhos do seu filho. Talvez vocês passem as próximas décadas fazendo coisas extravagantes de celebridades juntos, como tirando selfies em em jatos particulares.

Tenha iniciativa

Se festejar é algo que você gosta, você pode procurar uma organizadora de eventos, por exemplo, disse Megan White. Não espere um feriado para comemorar – apenas invente um. Faça uma festa de aniversário para o cachorro ou faça um café da manhã com panquecas para todas as crianças da sua rua.

“Pense em maneiras de fazer você mesmo ocasiões especiais mesmo quando não houver nenhuma”, disse ela.

Seja uma festa, uma estratégia de motivação ou fazer uma lista noturna, o planejamento pode ser uma ferramenta poderosa para administrar nossas emoções.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Comportamento

Remédio para diabetes reduz 21% do peso e é saudado como um divisor de águas na luta contra a obesidade
Cidade na Austrália abriga um dos maiores festivais de imitadores de Elvis Presley
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada