Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

Home Brasil Indígena de 8 anos é a primeira criança a ser vacinada contra o coronavírus no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O menino Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, indígena aldeado da tribo Xavantes, foi a primeira criança a ser vacinada contra a covid no Brasil. O governo de São Paulo realizou na tarde dessa sexta-feira (14), uma cerimônia para marcar o início da campanha para a faixa etária de 5 a 11 anos. A aplicação para o público-alvo em geral, no entanto, só está prevista para começar na capital paulista na segunda-feira (17).

O pai de Davi, cacique Jurandir Seremramiwe, chefe da etnia xavante no Mato Grosso, participou da cerimônia por vídeo chamada. “Que seja tomada a vacina. Não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. E aí, para a nova geração, será seguro quando voltarem às aulas”, disse.

“Que o resto do Brasil possa fazer essa campanha para que amanhã tenhamos alegria e sorriso. Vacina é importante”, continuou. Davi tem uma deficiência motora, vive em Piracicaba, no interior do Estado, e faz tratamento no Hospital das Clínicas.

Outras dez crianças, entre pessoas com deficiência, com comorbidades e quilombolas, também receberam a vacinação de forma simbólica no hospital. O evento é semelhante ao que foi realizado em 17 de janeiro de 2021, quando a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, com perfil de alto risco para complicações da covid, recebeu a Coronavac no braço.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), reforçou que o Estado tem capacidade de vacinar cerca de 250 mil crianças por dia. Para isso, contou, foram compradas 9 milhões de agulhas e seringas, além de ter treinado profissionais para imunizar os mais novos em 5.200 postos e 268 escolas.

Doria destacou que caso o governo federal tivesse se prontificado em iniciar a vacinação assim que a agência deu aval, em 16 de dezembro, todas as crianças brasileiras já teriam recebido ao menos uma dose. “Um governo que retarda a vacina para crianças por motivos ideológicos é um governo desumano”, declarou.

Primeiro lote 

O primeiro lote com 1,2 milhão de doses da Pfizer, a única vacina autorizada para ser aplicada nesta faixa etária até o momento, chegou ao Brasil na madrugada de quinta-feira (13). A remessa com 1,2 milhão de doses desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (São Paulo).

A imunização para a faixa etária de 5 a 11 anos deve ter atendimento preferencial ao público com deficiências, comorbidades, indígenas e quilombolas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ômicron: estudo descobre vacina 85% eficaz contra hospitalização por causa da nova variante. Saiba qual
Uber entra no mercado de ônibus fretados após deixar de entregar comida no Brasil
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde