Domingo, 26 de Outubro de 2025

Home Economia Indústria brasileira celebra a retomada do diálogo com os Estados Unidos e pede solução para tarifaço

Compartilhe esta notícia:

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgou nota na qual avalia como positivo o encontro realizado neste domingo, na Malásia, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

Para a entidade, que se uniu a empresários americanos para tentar derrubar o tarifaço promovido pela Casa Branca contra produtos brasileiros, o diálogo entre os dois líderes representou um avanço concreto nas tratativas bilaterais e reforçou o compromisso de ambos os governos com a construção de soluções equilibradas para o comércio entre Brasil e Estados Unidos.

“O anúncio do início das negociações sobre o tarifaço, com disposição real das duas partes para alcançar um acordo, é um passo relevante. Acreditamos que teremos uma solução que vai devolver previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras, fortalecendo a indústria e o emprego no país”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban.

Ele afirmou que o setor empresarial brasileiro continuará à disposição para contribuir tecnicamente na retomada da relação comercial entre os dois países sem tarifas abusivas. Ressaltou que a CNI tem atuado de forma técnica e propositiva desde o início das negociações, defendendo o caminho do diálogo e apresentando propostas concretas em áreas de interesse comum, como energia renovável, biocombustíveis, minerais críticos e tecnologia.

“É natural que os Estados Unidos busquem proteger suas cadeias produtivas. O que defendemos é um processo racional, transparente e baseado em dados, que permita avançar de forma construtiva”, destacou.

Alban lembrou que, em setembro, durante a missão empresarial liderada pela CNI a Washington, foram abertas frentes de diálogo e cooperação em setores de alto potencial, como data centers, combustível sustentável de aviação (SAF) e minerais críticos — temas que permanecem no centro da agenda bilateral. Na ocasião, líderes industriais se reuniram com autoridades e empresários norte-americanos para discutir os impactos das tarifas sobre exportações brasileiras e abrir caminhos para novas negociações. (Com informações de O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Polícia Federal define plano de segurança para os dias de COP30 em Belém, no Pará
Dois suspeitos são presos por roubo de joias no Museu do Louvre, em Paris, a França
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa Saúde