Domingo, 21 de Dezembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 20 de dezembro de 2025
O Instituto Butantan dará início, já na próxima semana, à entrega da vacina contra a dengue ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), marcando um passo importante no enfrentamento da doença no país. A primeira remessa contará com 300 mil doses, que começarão a ser distribuídas no início da semana. Até o final de janeiro, está prevista a entrega de mais um milhão de doses ao Ministério da Saúde. A formalização do acordo ocorreu na sexta-feira (19), com a assinatura do contrato entre o Instituto Butantan e o governo federal.
De acordo com a estratégia apresentada pelo Ministério da Saúde, as doses iniciais serão direcionadas prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, incluindo aqueles que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em atividades de visitas domiciliares. A escolha desse público considera o maior risco de exposição ao vírus e o papel estratégico desses trabalhadores no controle e na prevenção da doença. À medida que a capacidade de produção do imunizante for ampliada, a vacinação deverá ser estendida à população em geral, começando pelos adultos de 59 anos e avançando progressivamente até alcançar pessoas a partir dos 15 anos.
A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue em dose única desenvolvida no mundo, representando um avanço significativo na estratégia de imunização. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso na população brasileira com idade entre 12 e 59 anos. Nos estudos clínicos, a vacina apresentou 74,7% de eficácia geral contra a dengue, 91,6% de eficácia contra formas graves da doença e casos com sinais de alarme, além de 100% de eficácia na prevenção de hospitalizações relacionadas à infecção.
Mesmo antes da aprovação regulatória pela Anvisa, o Instituto Butantan já havia iniciado a produção da vacina em seu parque industrial, antecipando-se à demanda nacional. Como parte da estratégia para garantir maior escala produtiva, o instituto também firmou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi, com o objetivo de ampliar a capacidade de fabricação e aumentar o volume de entregas a partir do segundo semestre de 2026.
Ampliação
O Instituto Butantan também planeja expandir o público-alvo da vacina, tanto para a população pediátrica quanto para pessoas com mais de 60 anos. Nesse sentido, a Anvisa já autorizou a realização de estudos para avaliar a eficácia e a segurança do imunizante em indivíduos entre 60 e 79 anos. Paralelamente, novos dados estão sendo coletados para embasar uma possível inclusão de crianças de 2 a 11 anos nas recomendações de uso da vacina. Ensaios clínicos já realizados indicam que o imunizante é seguro nessa faixa etária, reforçando o potencial de ampliação futura da estratégia de vacinação. (Com informações do jornal O Globo)