Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

Home Tecnologia Intel lança os processadores Core Ultra e leva a inteligência artificial para os notebooks

Compartilhe esta notícia:

A Intel revelou seus novos processadores Core Ultra durante o evento “Intel AI Everywhere” em Nova York, no edifício NASDAQ. Estes processadores marcam o início da família Meteor Lake e são os primeiros a adotar a microarquitetura Intel 4, além de utilizar a tecnologia de empacotamento avançado Intel Foveros.

Mais de 230 modelos de notebooks, criados em colaboração com fabricantes renomados como Dell, ASUS, Lenovo, MSI e Samsung, serão equipados com os Core Ultra. Estes processadores contam com uma Unidade de Processamento Neural integrada, permitindo o uso avançado de Inteligência Artificial (IA) em PCs domésticos. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, mais de 80% dos computadores caseiros incluirão IA.

Michelle Johnston Holthaus, Vice-Presidente Executiva da Intel, destacou que os Intel Core Ultra simbolizam a rapidez e amplitude com que a Intel está incorporando IA em PCs, prevendo que em quatro anos, 80% do mercado de PCs terá IA integrada. Ela enfatizou a posição privilegiada da Intel no fornecimento da próxima geração de computação, graças a um amplo ecossistema de parcerias em hardware e software.

Os Core Ultra trazem melhorias significativas. Uma delas é a atualização na arquitetura de núcleos, incluindo núcleos P de performance com incremento na capacidade de processamento e núcleos E de eficiência, complementados por núcleos E LP de baixo consumo. Isso resulta em um desempenho multi-thread até 11% mais alto do que os atuais modelos ultrafinos, além de serem mais eficientes em termos de energia e com menor demanda térmica.

A Intel também substituiu a linha de gráficos Iris Xe pela nova arquitetura gráfica Intel Arc, que oferece suporte a Ray Tracing via hardware, DX12 Ultimate, mesh shading, encoder de vídeo AV1 e compatibilidade com HDMI 2.1 e DisplayPort 2.120G.

Com os novos processadores, os notebooks conseguem gerenciar eficientemente as cargas de trabalho da CPU e GPU, oferecendo até 2,5 vezes mais desempenho energético em relação às gerações anteriores. Nos testes da Intel, o Core Ultra 7 165H superou os Ryzen 7840U em até 10% em jogos Full HD com configurações médias, mantendo um TDP de apenas 28W.

Os novos processadores Intel Core Ultra também apresentam até 16 núcleos (6 P-Cores, 8 E-Cores, 2 E-LP Cores) e 22 threads, com a tecnologia Intel Thread Director para otimização de cargas de trabalho. Eles suportam até 64 GB de memória LD5/x (embarcada) e até 96 GB de DDR5, além de conectividade Wi-Fi 6E integrada ou Wi-Fi 7 com módulos dedicados. Também há suporte para Thunderbolt 4 com taxas de transferência de até 40 Gbps e ferramentas OpenVINO para otimização de modelos de linguagem em PCs.

Notebooks Intel Evo

Quanto aos notebooks com selo Intel Evo equipados com Intel Core Ultra, estes apresentam operação mais responsiva e silenciosa, TDP reduzido, autonomia superior a 15 horas e melhorias nas ferramentas Windows Studio Effects. A tecnologia Intel Unison permite a extensão simples do PC para smartphones ou tablets.

A primeira geração de notebooks Intel Core Ultra com chips Meteor Lake já está disponível no mercado internacional e chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2024. Esses modelos prometem desempenho comparável a notebooks gamer de entrada e intermediários, mas com maior leveza, compactação e autonomia de bateria, representando um avanço significativo na era da IA para sistemas mais versáteis e escaláveis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

8 formas para evitar a dor de ouvido no avião
George Clooney descarta retorno como Batman: “Não existem drogas suficientes”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias