Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Home Tecnologia iPhone pode ganhar desbloqueio facial com máscara em próxima atualização de software

Compartilhe esta notícia:

Quem usa o desbloqueio facial do iPhone certamente sentiu dificuldades ao usar o recurso durante a pandemia: quando o rosto está de máscara, o Face ID não funciona. Após reclamações de usuários, a Apple está desenvolvendo uma ferramenta que realiza a autenticação mesmo quando a pessoa está usando protetores faciais. A informação é do site americano MacRumors.

Até então, só era possível realizar o desbloqueio com máscara pelo Apple Watch. Segundo o MacRumors, na primeira versão teste do iOS 15.4 há uma tela que pergunta se você quer usar o Face ID enquanto veste uma máscara – o aparelho, porém, avisa que a função tende a reduzir a segurança, já que a autenticação será menos precisa.

Ainda não há previsão de lançamento, mas já se sabe que o recurso não estará disponível para todos os aparelhos. O site americano 9to5Mac afirma que a ferramenta será restrita ao iPhone 12 e ao iPhone 13.

Para ativar o Face ID com máscara, o usuário terá de acessar os ajustes do iPhone e escolher a opção “Usar o Face ID com máscara”.

“Maquininha” de cartão

O iPhone também pode em breve se tornar uma “maquininha” de cartão. De acordo com a agência de notícias Bloomberg, a Apple permitirá que pequenas empresas usem o celular para computar pagamentos com aproximação, sem a necessidade de outros hardwares. A expectativa é de que o novo recurso seja lançado em uma atualização do software iOS nos próximos meses.

A ferramenta é esperada desde 2020, quando a fabricante de Cupertino comprou a startup canadense Mobeewave, especializada em terminais de pagamento sem contato. Antes da aquisição pela Apple, a empresa trabalhava com a Samsung em funcionalidades semelhantes.

Para funcionar, a tecnologia da Mobeewave precisa apenas de um aplicativo e do NFC (comunicação por proximidade, na sigla em inglês) do celular – o vendedor precisa digitar o valor que deseja cobrar, e o cliente aproxima o cartão na parte de trás do dispositivo.

A Apple não respondeu a pedidos de comentário. Não está claro se o recurso será lançado como parte do Apple Pay, função que permite realizar pagamentos por aproximação encostando o iPhone ou Apple Watch em maquininha. No Brasil, o Apple Pay está disponível desde 2018, quando bancos tradicionais e fintechs começaram a aderir à solução. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

Pela primeira vez em 85 anos laboratório da Nasa terá uma mulher como diretora
“Casablanca” teve um começo difícil e estrelas não esperavam que o filme se tornasse um clássico
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde