Domingo, 22 de Maio de 2022

Home coronavírus Justiça mantém liminar que obriga uso de máscaras para crianças menores de 12 anos no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) negou o recurso da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) que pedia a derrubada da liminar que obriga o uso de máscaras por crianças de 6 a 12 anos. Com isso, segue sendo obrigatório, e não apenas recomendado, o uso de máscaras para essa faixa etária. Clique aqui para ler a decisão na íntegra.

Em sua decisão, o desembargador argumentou que “é vedado implementar políticas públicas de saúde de enfrentamento da pandemia de covid  menos restritivas do que aquelas adotadas pela União, como no caso concreto, que versa sobre a obrigatoriedade de utilização de máscara de proteção individual por crianças”.

Em nota, a PGE informa que vai avaliar a decisão e qual é a melhor medida jurídica a ser adotada.

Em decreto no dia 26 de fevereiro, o governo do estado havia tornado apenas recomendado o uso para esta faixa etária. Em 3 de março, uma nota técnica recomendou “fortemente” o uso adequado da máscara, mas manteve a desobrigação. A PGE recorreu da decisão liminar na Justiça, no domingo (6), ação que foi indeferida nesta terça.

Recomendações científicas

De acordo com o governo do Estado, o decreto está alicerçado em recomendações científicas e no diagnóstico apresentado pelas autoridades sanitárias em relação a critérios de saúde e também aos atuais estágios psicológico, social, comportamental e educacional apresentados pelas crianças menores de 12 anos, já que a utilização permanente de máscaras está associada a sintomas de ansiedade e tristeza (incluindo violência doméstica e sexual), falta de concentração, dificuldade de aprendizagem e abandono escolar, sobrepeso e obesidade, dermatoses, entre outros.

A ação na Justiça pela retomada da obrigatoriedade do acessório é da Associação de Mães e Pais pela Democracia.

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de coronavírus

BRDE destina R$ 120 milhões para mulheres empreendedoras
Governador Eduardo Leite visita bancos de investimentos no segundo dia de missão em Nova York
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa News