Domingo, 04 de Outubro de 2026

Home Eleições 2026 Lula chega à disputa pelo quarto mandato em um cenário mais apertado do que qualquer uma das três eleições que venceu

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) chega à disputa pelo quarto mandato em um cenário mais apertado do que qualquer uma das três eleições presidenciais que venceu. Com pouca vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno, ele teve de recorrer a um “pacote de bondades” questionado pelos seus adversários pelo impacto fiscal das medidas, como o reajuste do Bolsa Família, e a um intensivão de viagens e entrevistas, nesta reta final, de olho tanto em seu público cativo como nos indecisos.

Como principais desafios, a campanha petista segue tentando mostrar o impacto positivo das atuais medidas econômicas para o dia a dia da população e procura um discurso que “traga esperança”, em meio a questionamentos sobre quais novidades Lula poderia trazer se for eleito pela quarta vez. Em um possível segundo turno, o PT continuará focando na comparação entre biografias e tentará trazer a gestão do pai de Flávio, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para o centro do debate.

Mas os petistas não escondem a preocupação. A vantagem de 21 pontos, registrada na primeira vez que Flávio foi sondado em pesquisas, em agosto de 2025, caiu para cinco (39% a 34%) na amostra, divulgada segunda-feira (28) pela Quaest. Nesse meio tempo, o senador foi confirmado como herdeiro político de Bolsonaro e o governo enfrentou escândalos envolvendo pessoas próximas do presidente, além de uma crise institucional no Supremo Tribunal Federal (STF).

Embora, publicamente, o presidente tente se mostrar confiante, é consenso no entorno lulista que, seja qual for o resultado, será apertado. Por outro lado, dada a melhora recente, articuladores voltaram a ver como improvável uma vitória de Flávio já neste domingo (4).

Frente ao crescimento do adversário, diversas “bondades” foram lançadas para tentar romper o teto que Lula vinha registrando nas pesquisas, a despeito das críticas de uso da máquina pública. A 17 dias do primeiro turno, o governo anunciou um reajuste de 15% no Bolsa Familia, para R$ 691, que será pago a partir de outubro, antes da segunda etapa eleitoral. Também concedeu subvenção aos combustíveis para tentar frear a alta dos preços nos postos de gasolina, resultado do aumento internacional do valor do petróleo, medida prorrogada até o fim do mês.

Na tentativa de se equilibrar entre a Presidência e a candidatura, o petista se voltou também ao endividamento das familias – fator detectado pela campanha como uma das principais preocupações do brasileiro hoje – com novas versões do programa Desenrola, uma lançada em maio, outra em setembro. Nessa área, passou ainda a atacar o uso do cartão de crédito, chamado de “desgraça” por ele em discursos, e determinou a proibição das apostas online no Brasil, por meio de medida provisória (MP), na semana passada.

Foi uma iniciativa considerada ousada por pessoas próximas, que alertavam para o risco de judicialização da questão, mas foi balizada por pesquisas realizadas por seus estrategistas. A medida visou o eleitorado feminino e a população cristã.

Levantamento feito pelo Valor aponta que o pacote alcança perto de R$ 270 bilhões em recursos movimentados neste ano, entre crédito subsidiado, expansão de benefícios, desonerações e subsídios.

Mas as “bondades” foram consideradas um respiro pela chapa em meio a meses turbulentos. Quando o filho do presidente Fábio Luís da Silva, o Lulinha, e o ex-chefe de gabinete Marco Aurélio Ribeiro, o Marcola, foram citados no escândalo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a campanha sentiu o baque, mas percebeu que precisaria se antecipar para a possibilidade de a corrupção se tornar um dos temas centrais da disputa. E passou a traçar estratégias. Eles não haviam se preparado, no entanto, para a crise no Supremo Tribunal Federal (STF).

O entorno de Lula foi pego de surpresa com a revelação da suposta ligação entre o ministro Alexandre de Moraes com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, e o mandatário se viu em uma situação de difícil saída: tentar afastar sua imagem da do magistrado, algo reforçado pela oposição, ou ampliar a crise institucional em um outro Poder. Além disso, se criticasse o ministro, corria o risco de desqualificar seu trabalho no processo que debelou a tentativa de golpe de Estado do dia 8 de janeiro e condenou os envolvidos no caso. (Com informações do Valor Econômico)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Eleições 2026

Lula chega à disputa pelo quarto mandato em um cenário mais apertado do que qualquer uma das três eleições que venceu
Flávio Bolsonaro chega às urnas com uma campanha que se mostrou resiliente às sucessivas crises
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News