Domingo, 03 de Março de 2024

Home Política Lula pede a Alckmin para destravar vinda de Maduro ao Brasil

Compartilhe esta notícia:

O presidente eleito Lula (PT) pediu ajuda ao seu vice Geraldo Alckmin (PSB) para garantir as condições para que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, esteja presente na posse dos dois.  Uma portaria do governo Bolsonaro de 2019 impede cerca de cem venezuelanos de entrar do Brasil.

A norma, assinada pelos então ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Justiça, Sergio Moro, proíbe o ingresso uma lista de integrantes do alto escalão do governo venezuelano que, “por seus atos, contrariam princípios e objetivos da Constituição Federal, atentando contra a democracia, a dignidade da pessoa humana e a prevalência dos direitos humanos”. Alckmin, então, teria sinalizado que tocaria o pedido de Lula.

Integrantes do Itamaraty informaram a equipe de transição que, se quiser mesmo trazer Maduro, vai ter de publicar uma portaria no “Diário Oficial da União” no dia 1º de janeiro revogando a anterior. Uma alternativa seria tentar derrubar a restrição via Supremo Tribunal Federal (STF). O temor, nesse caso, é que o governo Bolsonaro recorra e a briga jurídica cause um desgaste político para Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

PT de Lula ajuda a salvar o orçamento secreto
Presidente do PCdoB, Luciana Santos é cotada para o Ministério da Mulher
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada