Quinta-feira, 06 de Agosto de 2026

Home Política Lula pede a seu ex-chefe de gabinete que explique empréstimo para evitar impacto na campanha da reeleição

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a seu ex-chefe de gabinete Marco Aurélio Santana Ribeiro, o Marcola, para explicar em detalhes o empréstimo que diz ter feito com a empresária Roberta Luchsinger. A interlocutores com quem conversou nos últimos dias, no Palácio do Planalto, Lula disse confiar em Marcola.

A Polícia Federal (PF) investiga uma transferência financeira de Roberta para Marcola. A empresária é amiga de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente.

Apontada como lobista, Roberta também é alvo de inquéritos abertos pela PF, acusada de participar de um esquema de fraudes no desconto de aposentadorias do INSS. Lulinha, por sua vez, responde a três inquéritos para apurar suspeitas de tráfico de influência no governo federal.

Dois deles estão com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça e o último foi autorizado na segunda-feira (3), por seu colega Flávio Dino. As investigações também envolvem a atuação de Roberta.

Marcola deixou a chefia de gabinete de Lula no último dia 21 para integrar a coordenação da campanha à reeleição. O Estadão apurou que, à época, o presidente já sabia que o nome de seu assessor seria citado nas investigações.

Cientista político, Marcola exercia o cargo no Palácio do Planalto desde janeiro de 2023 e marcava todas as audiências de Lula. Antes de vir para Brasília, ele já trabalhava com o petista, em São Paulo. Agora, Marcola atua ao lado de Gilberto Carvalho, que também foi chefe de gabinete de Lula nos dois primeiros mandatos. A dupla vai cuidar da agenda do presidente na campanha, a exemplo do que fez na disputa de 2022.

Nos bastidores, integrantes do comando da campanha de Lula agem para blindar o petista. A avaliação é que Marcola precisa apresentar logo as explicações para não deixar as suspeitas prosperarem. O ex-chefe de gabinete contratou o advogado Georges Abboud para defendê-lo.

A defesa de Lulinha afirma, por sua vez, que setores da PF têm feito vazamentos seletivos das investigações, com o objetivo de prejudicar o presidente na campanha.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, que representa o filho mais velho de Lula, se reuniu com o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, para pedir providências. Marco Aurélio solicitou a apuração de vazamentos que, segundo ele, ocorreram com a quebra de sigilo de Lulinha. A PF é subordinada ao Ministério da Justiça.

Em uma primeira nota, Marcola admitiu ter contraído um empréstimo com Roberta, afirmou que a dívida já foi quitada e garantiu não ter feito nada de ilegal. “Nunca tive nenhuma relação que caracterize qualquer ilegalidade no exercício de minha função”, assinalou.

Depois, ele divulgou uma segunda nota, informando que pagou o empréstimo a Roberta Luchsinger com uma transferência bancária de R$ 249 mil. Destacou, ainda, que seus sigilos bancário e fiscal estão integralmente à disposição da Justiça.

“Sempre pautei minha atuação pública pela ética, compromisso e transparência”, escreveu Marcola. “A quem apresenta especulações e ilações, respondo com fatos, documentos e a minha inteira disposição e tranquilidade de colaborar com a Justiça”. (Com informações de O Estado de S. Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Assessor de Lula diz que recebeu R$ 249 mil de lobista investigada pela Polícia Federal
Polícia Federal apura repasses de lobista a Marcola, ex-assessor de Lula
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Pampa News