Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Home Porto Alegre Mais de 20% das ligações recebidas pelo Samu de Porto Alegre em novembro foram feitas por engano

Compartilhe esta notícia:

As ligações por engano ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Porto Alegre totalizaram 21,19% dos chamados realizados em novembro. Das 19.094 solicitações, 4.046 foram feitas por engano, segundo motivo mais comum dos contatos telefônicos.

Mesmo sendo alto, o número diminuiu na comparação com outubro, quando foram realizados 4.330 contatos desse tipo. No primeiro semestre deste ano, os enganos representaram 20,84% das chamadas para o telefone 192.

Entre os telefonema recebidos pelo Samu em novembro, apenas 38,77% viraram atendimentos, chegando a 7.403. Os outros 61,23% dividiram-se em ligações por engano (21,19%), pedidos de informações fora do contexto de urgência e emergência em saúde (17,35%), ligações interrompidas (9,02%), trotes (6,83%), chamadas repetidas (4,16%) – quando mais de uma pessoa liga para o mesmo fato –  e fora da área de abrangência do Samu (2,31%).

Ao entrar em contato com o serviço, é importante ter em mente que o Samu atende situações de risco de vida. “Em muitos casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar”, explicou a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Dinorá Cenci.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Termo de cooperação dá início à maior rodada de conciliação de precatórios da história do Rio Grande do Sul
Organização Mundial da Saúde diz que a variante ômicron do coronavírus é “muito transmissível”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias