Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Home Saúde Melhora o sono, menos inchaços: 6 motivos para tornar o kiwi hábito diário

Compartilhe esta notícia:

Devido à sua aparência diferente: com a casca marrom, felpuda e que não aparenta ter o sabor que ela oferece, o kiwi é frequentemente esquecido, porém, ele tem um alto valor nutricional, sendo rico em vitamina C, fibras e antioxidantes.

“O kiwi é uma das frutas mais subestimadas. Ele contém uma enzima única chamada actinidina, que desempenha um papel fundamental na digestão. É uma fruta pequena, mas traz grandes benefícios”, diz Nicolle Cucco, especialista em nutrição da Muscle Booster.

A especialista listou 6 principais motivos para tornar o kiwi um hábito diário:

Melhor digestão

O kiwi contém uma enzima natural chamada actinidina, que ajuda a quebrar proteínas e melhorar a digestão, especialmente quando consumido com casca.

“A casca pode parecer peluda e dura, mas é bem fácil de mastigar. É uma opção fantástica para quem sofre de inchaço ou digestão lenta”, afirma a nutricionista.

Melhor sono

A especialista afirma que, antes de dormir, é bom comer um kiwi. A fruta “é uma das poucas que contém naturalmente serotonina, que desempenha um papel fundamental na regulação do sono”, diz Cucco.

A especialista afirma que o melhor momento para ingeri-la é cerca de uma hora antes de dormir.

Pele brilhante

Geralmente somos aconselhados a comer frutas vermelhas para termos uma pele brilhante, entretanto, Cucco afirma que o Kiwi, graças a seu alto teor de vitamina C, ajuda a aumentar a produção de colágeno, essencial para manter uma pele firme e jovem.

“Os antioxidantes também ajudam a combater os radicais livres que podem envelhecer a pele prematuramente”, diz.

Imunidade mais forte

“Apenas um kiwi pode fornecer mais de 100% da ingestão diária recomendada de vitamina C. Isso o torna um poderoso aliado para o seu sistema imunológico, ajudando seu corpo a combater resfriados e infecções de forma mais eficaz”, diz Cucco.

Saúde do coração

Segundo a especialista, o kiwi é rico em potássio e fibras, ambos benéficos à saúde cardiovascular. “O potássio ajuda a regular a pressão arterial, enquanto as fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol — uma vitória dupla para o seu coração.”

Controle de peso

Por ter baixa caloria e ser rica em fibras, a fruta ajuda a manter a pessoa saciada e satisfeita por mais tempo. “Isso os torna um lanche inteligente se você está tentando controlar seu peso ou controlar desejos ao longo do dia”, revela a nutricionista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Jornalista argentina aponta machismo em rumores de romance após conseguir entrevista exclusiva com o presidente do país, Javier Milei: “Só acontece com as mulheres, lamentável”
Cardiologista explica como a menopausa afeta o coração das mulheres
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada