Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

Home Brasil Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue para mais 154 cidades

Compartilhe esta notícia:

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que mais 154 municípios brasileiros receberão a vacina contra a dengue. Na primeira etapa, 521 cidades haviam sido selecionadas para aplicar o imunizante. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.

Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado nesta terça-feira (26), o País tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença em 2024.

As cidades estão localizadas em 11 Regiões de Saúde, que são formadas por municípios fronteiriços que compartilham redes de comunicação e infraestrutura de transportes. A finalidade dessas regiões é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

Confira abaixo a lista das Regiões de Saúde, que ficam em seis Estados, que receberão nova remessa de vacinas:

Central – ES
Betim – MG
Uberaba – MG
Uberlândia/Araguari – MG
Recife – PE
Apucarana – PR
Grande Florianópolis – SC
Aquífero Guarani – SP
Região Metropolitana de Campinas – SP
São José do Rio Preto – SP
São Paulo – SP

De acordo com o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.

“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI).

👉 O remanejamento das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados será detalhado em uma nota técnica do ministério.

Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga. Elas serão distribuídas para os 521 municípios já selecionados e para as 154 cidades adicionadas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais
Polícia Federal conclui que Bolsonaro não importunou baleia no litoral de São Paulo
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde