Sexta-feira, 01 de Março de 2024

Home Porto Alegre Morre aos 94 anos o historiador Sérgio da Costa Franco, um dos maiores conhecedores de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Em uma época na qual Porto Alegre comemora dois séculos e meio de fundação, a cidade perdeu nesta quinta-feira (13) um dos mais profundos conhecedores de seu passado: o historiador Sérgio da Costa Franco, 94 anos. Ele estava internado desde o início do mês no Hospital Moinhos de Vento devido a uma trombose, contraiu coronavírus e não resistiu a um quadro de insuficiência cardíaca.

Natural de Jaguarão (Fronteira-Oeste do Estado) e há vários anos morador da avenida Getúlio Vargas (Menino Deus), na capital gaúcha, o pesquisador e ex-promotor de Justiça era viúvo desde 2017 e deixa os filhos Sérgio, Maria Ignez, Miguel, Fernando e César, além de 11 netos e três bisnetos. O velório será realizado das 9h às 17h no Cemitério da Santa Casa (bairro Azenha).

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa emitiu nota oficial de pesar pelo falecimento, mencionando Costa Franco como um premiado especialista em sua área – a lista inclui um troféu Açorianos (2005) e um prêmio Joaquim Felizardo (2009).

Mesmo escrevendo sobre outros temas, foi a dedicação à história de Porto Alegre que o tornou amplamente conhecido e consultado por professores, pesquisadores e jornalistas, dentre outros interessados, a quem sempre atendia com prazer em compartilhar informações.

A cidade, aliás, o acolheu em dois momentos diferentes: em 1935, ainda guri com sete irmãos e a mãe recém viúva, e em 1976, como ex-promotor em quatro municípios do Interior do Estado e então procurador de Justiça, um ano antes de aposentar. Foi quando finalmente passou a se dedicar em tempo integral à atividade de historiador e escritor.

Principais livros

Sérgio da Costa Franco é autor de aproximadamente 30 livros (sem contar os vários textos em jornais), lançados desde os anos 1960 e alguns dos quais considerados leituras obrigatórias para quem pretende conhecer melhor fatos, lugares e personagens de Porto Alegre. Confira alguns dos principais títulos:

– “Júlio de Castilhos e Sua Época” (1967).

– “Porto Alegre e Seu Comércio” (1983).

– “Porto Alegre: Guia Histórico” (1988).

– “A Guerra Civil de 1893” (1993).

– “Gente e Espaços de Porto Alegre” (2000).

– “Os Viajantes Olham Porto Alegre: 1754-1940 (2005)”.

– “Os Viajantes Olham Porto Alegre: 1890-1941 (2005)”.

– “A Velha Porto Alegre” (2008).

– “Dicionário Político do Rio Grande do Sul” (2010).

– “Porto Alegre Ano a Ano – Cronologia Histórica 1732-1950” (2012).

– “Em Cena os Presidentes – De Deodoro a Bolsonaro” (2020).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 23 milhões
Presidentes da Assembleia Legislativa e do Tribunal Regional Eleitoral elogiam o clima de normalidade no primeiro turno de votação no Estado
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Madrugada