Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Home Variedades Morre, aos 96 anos, última princesa do Havaí

Compartilhe esta notícia:

Abigail Kinoiki Kekaulike Kawānanakoa, que foi considerada a última princesa havaiana com ancestrais que remontam à família real que já governou as ilhas, morreu pacificamente aos 96 anos ao lado de sua esposa, de 69 anos, de acordo com um anúncio na manhã da última segunda-feira .

Kawānanakoa foi lembrada por sua dedicação e generosidade para com as ilhas, bem como por seu patrimônio no valor de um fundo de 215 milhões de dólares (mais de 1 bilhão de reais), que veio do negócio de plantação de cana-de-açúcar por gerações, e sua paixão por criar cavalos de corrida.

Ela não possuía nenhum título formal, mas era um símbolo vivo da monarquia havaiana. O reino foi derrubado por empresários americanos em 1893.

“Abigail será lembrada por seu amor pelo Havaí e seu povo”, disse sua esposa Veronica Gail Kawānanakoa em um comunicado, “e sentirei falta dela com todo o coração”.

Seu bisavô James Campbell, um empresário irlandês e um dos maiores proprietários de terras do Havaí que enriqueceu na indústria da cana-de-açúcar, casou-se com Abigail Kuaihelani Maipinepine Bright. A filha deles então se casou com o príncipe David Kawānanakoa, que foi nomeado herdeiro do trono.

Finalmente, o príncipe e sua esposa Abigail Wahiika’ahu’ula Campbell tiveram sua filha Lydia Kamaka’eha Liliu’okulani Kawānanakoa Morris, que acabou dando à luz Abigail em Honolulu.

Quando o príncipe morreu, sua viúva adotou a neta Abigail, o que ajudou a aumentar seu direito de se chamar princesa, embora ela tenha admitido à Honolulu Magazine em 2021 que se a monarquia persistisse, seu primo teria sido o próximo governante da ilha em vez dela.

“Claro, eu seria o poder por trás do trono, não há dúvida sobre isso”, brincou ela.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Série “Flordelis – Em Nome da Mãe”, da HBO Max, mostra ascensão da ex-deputada até a condenação pelo assassinato do marido Anderson do Carmo
Neta mais velha de Lula se casa em cerimônia íntima
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Pampa Na Tarde