Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

Home Acontece Multi Aula Magna da Ulbra discute a inteligência artificial no Direito

Compartilhe esta notícia:

A sociedade tem passado por profundas transformações tecnológicas, sobretudo nos últimos anos com a proliferação de ferramentas de inteligência artificial. Para discutir os impactos dessas tecnologias no mundo jurídico, a Multi Aula Magna dos cursos de Direito da Ulbra vai reunir desembargadores e propor aos futuros operadores da profissão uma profunda análise. O tradicional evento de cada início de semestre acontece no dia 18 de março, a partir das 19h, simultaneamente, entre todas as 11 unidades da Ulbra no Brasil.

No campus Canoas, o evento acontece no auditório do prédio 59 (Odontologia). É neste local que vai acontecer a conexão com os campi da Ulbra, já que a primeira parte do evento será transmitida. Um painel formado pelos presidentes dos cinco tribunais discutirá o tema principal desta edição: “O Direito na era da inteligência artificial: o que esperar da Justiça do futuro?”.

Estarão presentes os presidentes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ricardo Martins Costa; do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros da Silva; do Tribunal Regional Eleitoral do RS, Voltaire de Lima Moraes; do Tribunal de Justiça Militar do RS, Maria Emília Moura da Silva; e do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto.

Tecnologia já é assunto no Direito

Refletindo a missão da Ulbra, a inovação é pauta recorrente nos cursos de Direito da Universidade. Desde 2019, o campus Canoas conta com um grupo de estudos de Direito e Tecnologia, onde os alunos não apenas aprendem, mas discutem e buscam soluções para dilemas do cotidiano jurídico atravessados pela tecnologia.

Para a coordenadora do curso de Direito da Ulbra Canoas, Francele Marisco, atividades como essa abrem o olhar dos futuros profissionais para o que vem por aí. “No grupo, trabalhamos todos os reflexos jurídicos, tanto na área de uma responsabilidade civil, criminal, e de todas as esferas em que possam surgir algum dano”, explica Francele.

Em combinação com as discussões que serão promovidas na Multi Aula Magna, surgem ainda mais possibilidades. Também segundo a professora, atualmente, tribunais e profissionais do Direito já utilizam ferramentas de inteligência artificial para otimizar o trabalho, reduzir custos e retrabalhos em cima de petições repetitivas, por exemplo. Agora, o desafio é manter o ensino de excelência e orientar os profissionais sobre o uso ético dos mecanismos. “Temos que saber utilizar a inteligência artificial a nosso favor, como um meio, e não um fim. Essa realidade é mais gritante no Direito pois lidamos com conflitos, mas em todas as áreas da educação, precisamos de criatividade, autonomia e reflexão sobre os assuntos”, comenta a professora Francele.

É justamente esse tipo de reflexão que o evento busca proporcionar aos alunos: como se beneficiar de ferramentas que, quando utilizadas de forma má intencionada, podem gerar deep fakes que afetam diretamente a vida das pessoas. “Não há como a inteligência artificial fazer o trabalho do julgador, pois ele precisa lidar com a realidade do caso concreto e interpretá-lo. Assim, não se pode tolher a criatividade e a reflexão, nem jamais substituir o ser humano”, conclui.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Portal do Sebrae tem inscrições abertas para rodadas de negócios na Feira Brasileira do Varejo
UniSuper expande Rede ProSuper com abertura de nova loja no bairro Cristo Redentor em Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias