Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025

Home em foco “Ninguém faz roça sem desmatar”, diz ministro do Supremo Gilmar Mendes

Compartilhe esta notícia:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou que “ninguém faz roça sem desmatar”. A declaração foi dada na quinta-feira (19),  durante o julgamento em que a Corte vai decidir sobre a constitucionalidade da concessão de benefícios fiscais para agrotóxicos.

Na sessão, Gilmar destacou que o agronegócio brasileiro ficou competitivo no exterior em função de investimentos em tecnologia e saiu do que chamou de “neocolonialismo dominante”. “Ninguém faz roça sem desmatar. Precisa tirar mato para fazer roça. O resto é coisa de bicho-grilo”, declarou.

O ministro disse ainda que não colocaria a palavra agrotóxico na Constituição se fosse redator do texto. “Alguém vai fazer o discurso de que desmataram muito. Não, nossas florestas, a maioria está em pé, se nós formos fazer uma relação comparativa”, completou.

Após a manifestação do ministro, o julgamento foi suspenso. A data para retomada da análise do caso ainda não foi definida.

Os ministros do STF julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e PSOL. Os partidos questionaram a validade do Convênio 100 de 1997, do Conselho Nacional de Política Fazendária, e da Emenda Constitucional 132, de 2023.

As normas permitiram a aplicação de um regime diferenciado de tributação para os defensivos agrícolas e a redução de 60% nas alíquotas de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os produtos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

De saída da vida pública: ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco conta como foi conversa com Lula sobre vaga no Supremo
Onze torcedores se tornam réus por envolvimento em ataque ao ônibus do Grêmio no aeroporto de Porto Alegre
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play
Ocultar
Fechar
Clique no botão acima para ouvir ao vivo
Volume

No Ar: Programa Show de Notícias