Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Home Brasil Número de adultos com covid em UTIs cresce 143% em um ano no Brasil

Compartilhe esta notícia:

O número de pacientes adultos internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 aumentou 143% entre 20 de dezembro e 24 de janeiro, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para a pesquisadora Margareth Portela, responsável pelo levantamento, a alta reflete em parte o crescimento rápido de casos da nova variante ômicron no País, mas está longe ainda de se assemelhar ao que ocorreu no começo de 2021, quando explodiu a segunda onda da pandemia. Ela e secretários de Saúde destacam a importância da vacinação para evitar o pior.

O levantamento faz ressalvas aos dados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Segundo a Fiocruz, não foi possível precisar a quantidade de internações nesses três Estados nas duas datas. Assim, considerando apenas os outros 24 estados, foram 2.139 internações em 20 de dezembro, número que passou para 5.200 em 24 de janeiro.

A taxa de ocupação estava em 80% ou mais em seis estados em 24 de janeiro, o que, pela classificação da Fiocruz, indica nível de alerta crítico. Outros 12 estavam na faixa de ocupação entre 60% e 79%, ou seja, alerta “médio”. Outros sete estavam abaixo dos 60%. Em 20 de dezembro, nenhum estado passava dos 80%.

Os dados podem incluir internações por síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs) causadas por outras doenças, mas, segundo a Fiocruz, a maioria é em decorrência da covid-19. Já em Pernambuco — estado em que a taxa de ocupação, de acordo com o levantamento, pulou de 56% para 81% —, a Secretaria de Saúde local informou que o aumento das internações por SRAG foi provocado principalmente pelo vírus H3N2, da gripe.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Procuradores defendem vacinação obrigatória para crianças e comprovação em escolas
Superior Tribunal de Justiça nega suspensão de ação penal contra o ex-ministro José Dirceu
Deixe seu comentário
Pode te interessar
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa