Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025
Por Redação Rádio Pampa | 23 de setembro de 2025
Ao descascar uma banana, é comum ver muitos “fios” se desprendendo dessa fruta tão conhecida. Conhecido como Floema, esses fios permanecem presos à casca, e muitas pessoas optam por removê-lo, desconhecendo seus inúmeros benefícios.
O floema faz parte do sistema vascular da banana, responsável pelo transporte das vitaminas e nutrientes da fruta. Por serem muito delicados, os “fios” se rompem facilmente , embora ainda sejam extremamente benéficos à saúde.
Além de serem importantes para o crescimento, desenvolvimento e qualidade da fruta, os floemas são essenciais para o transporte de açúcar, o que dá às bananas sua doçura característica.
Outros benefícios a serem considerados incluem melhor digestão e sensação de saciedade. Os floemas também contêm pequenas quantidades de potássio, vitamina C e outros nutrientes essenciais que fortalecem o corpo e criam barreiras naturais para combater germes e doenças.
Eles são essenciais para o amadurecimento da fruta. Quando a banana muda de amarelo para escuro, os “fios” conferem-lhe aquela doçura especial que torna este superalimento uma combinação perfeita para qualquer receita de panificação.
Concluindo, especialistas em saúde e nutrição determinaram que os fios devem ser preservados — e consumidos.
Tipos de banana
Assim como no Brasil, a banana está entre as frutas mais consumidas nos Estados Unidos, com uma média de quase 12 quilos por pessoa anualmente, segundo dados do Statista. Saborosa, acessível e nutritiva, ela se destaca por conter potássio, fibras e carboidratos naturais, que ajudam a fornecer mais energia ao corpo.
No entanto, nem todas as bananas têm o mesmo valor nutricional. À medida que amadurecem, sua cor muda e também suas propriedades. Especialistas identificam sete estágios de amadurecimento, do verde sólido ao amarelo com manchas marrons.
– Banana verde
Stephanie Schiff, nutricionista registrada no Northwell Huntington Hospital, explicou ao New York Post que bananas verdes são ricas em amido resistente. Esse tipo de fibra é digerido mais lentamente e tem menor impacto nos níveis de açúcar no sangue em comparação às bananas mais maduras.
Além disso, o amido resistente chega ao intestino grosso, onde as bactérias o fermentam, gerando ácidos graxos de cadeia curta que podem ajudar a equilibrar o microbioma intestinal e reduzir a inflamação. Isso torna as bananas verdes também úteis para controlar a fome. “Quanto mais verde a banana, melhor para a saúde”, observou Schiff, embora tenha reconhecido que “ela terá um sabor mais amargo e granulado, então não as como quando estão completamente verdes”.
0û Bananas amarelas
À medida que a fruta amadurece, a clorofila verde se degrada, dando lugar a pigmentos amarelos, e os amidos são transformados em açúcares simples, o que aumenta a doçura.
O cirurgião britânico Karan Rajan mencionou que a banana estágio 2, ou seja, mal madura, é uma “rainha equilibrada” devido à sua quantidade moderada de fibras e baixo nível de açúcar. “Ele também fornece um pequeno reforço de potássio… perfeito para aqueles que querem um pouco de saúde intestinal e um pouco de doçura”, explicou.
De acordo com a empresa californiana The FruitGuys, o estágio ideal para o consumo da banana é quando ela apresenta coloração amarela com algumas manchas. “Ela é resistente o suficiente para o transporte, mas amadurece em poucos dias”, afirmaram. Esse estágio é considerado ideal para um lanche pré-treino, graças à combinação de energia e fibras que a fruta oferece.