Segunda-feira, 20 de Maio de 2024

Home Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul receberá mil antenas de internet via satélite da Starlink, já incluindo o serviço de internet ilimitado

Compartilhe esta notícia:

O Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), receberá mil antenas de internet via satélite da Starlink, já incluindo o serviço de internet ilimitado, durante o período que perdurar a calamidade.

Cem unidades serão entregues no próximo fim de semana, para ajudar a restabelecer a comunicação em ações da Defesa Civil, das forças de segurança pública, de saúde e serviços públicos críticos.

Essa operação está sendo viabilizada pela Starlink, que tem o Empresário Elon Musk como controlador, por meio de parceiro global.

Em publicação no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, para auxiliar equipes de resgate na região.

“Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará 1.000 terminais para as equipes de emergência e tornará gratuito o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere”, escreveu Musk.

“Desejo o melhor para as pessoas no Brasil”, continuou o executivo.

Segundo coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, a ação de Musk foi a partir de um pedido de Fábio Faria, ex-deputado, ex-ministro das Comunicações de Jair Bolsonaro e atual diretor do BTG. Faria havia sido contatado por um diretor da Anatel e por autoridades do governo gaúcho com pedidos neste sentido para a Starlink, empresa que oferece internet de banda larga de alta potência, mesmo em regiões mais remotas.

Apple

O CEO da Apple, Tim Cook, publicou em sua conta pessoal no X uma mensagem de apoio ao Rio Grande do Sul: “Nossos corações estão com as pessoas afetadas pelas devastadoras e trágicas enchentes no Brasil. A Apple fará doações para os esforços de socorro no local.”

O post foi feito na noite de terça-feira (7), após o evento de divulgação da nova linha de iPads da marca.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o Estado enfrenta escassez de alimentos e suprimentos básicos após as chuvas históricas que deixaram pelo menos 107 mortos e 134 desaparecidos até o momento: “A Defesa Civil afirma que 431 de 497 municípios foram afetados pelos eventos climáticos, com mais de 325 mil pessoas desalojadas. No total, os eventos climáticos afetaram mais de 1,7 milhão de pessoas.”

A agência de notícias também divulgou iniciativas de outras empresas, como a TIM Brasil e a Telefônica Brasil, que concederam gibabytes bônus aos clientes, e a Ambev, que modificou uma fábrica para envasar água potável para doações.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Governo, Ministério Público e Polícia Civil investigam fake news sobre enchentes no RS
Após enchentes no RS, secretariado da ONU diz que está pronto para ajudar o povo do Brasil
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Atualidades Pampa