Quarta-feira, 29 de Maio de 2024

Home em foco Organização Mundial da Saúde pede sugestões para definir novo nome para a varíola dos macacos

Compartilhe esta notícia:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) quer renomear a doença conhecida como varíola dos macacos e pediu a ajuda do público para encontrar uma designação menos estigmatizante para a enfermidade que está se disseminando rapidamente.

A organização vem há semanas manifestando preocupação com o nome da doença, que foi descoberta em humanos em 1970 na África e permanecia restrita àquele continente até maio, quando espalhou-se pelo mundo.

Especialistas advertem que o nome atual pode ser estigmatizante para o continente africano e para os primatas, que lhe deram o nome mas desempenham pouco papel em sua propagação. Recentemente, foram relatados casos no Brasil de pessoas atacando macacos por medo de doenças.

“A varíola dos macacos recebeu seu nome antes das práticas atuais de nomeação de doenças”, disse a porta-voz da OMS, Fadela Chaib, a jornalistas em Genebra. “Queremos realmente encontrar um nome que não seja estigmatizante.”

Origem

A varíola dos macacos recebeu esse nome porque o vírus foi originalmente identificado em macacos mantidos para pesquisa na Dinamarca em 1958, mas a doença é encontrada em vários animais, e mais frequentemente em roedores.

A doença foi descoberta pela primeira vez em humanos em 1970 na República Democrática do Congo, com a propagação entre humanos desde então limitada principalmente a certos países da África Ocidental e Central, onde é endêmica.

Apesar de o vírus poder saltar de animais para humanos, os especialistas da OMS insistem que a recente propagação se deve à transmissão por meio do contato íntimo entre humanos.

A OMS anunciou na semana passada que um grupo de especialistas já havia concordado com alguns possíveis novos nomes para as variantes, ou clados, do vírus da varíola dos macacos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de em foco

Média móvel de mortes por covid no Brasil é a menor desde junho
Pfizer pede autorização para uso de nova vacina bivalente contra a covid
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias