Quarta-feira, 17 de Abril de 2024

Home Brasil Ouro em Cannes 

Compartilhe esta notícia:

Neste ano comemoro 21 anos de orgulho. O motivo? Junto com os brilhantes criativos Cado Bottega e Henrique Rosa conquistamos o Leão de Ouro em Cannes. O Oscar da propaganda mundial. Um fato inédito para uma agência gaúcha, instalada fora do eixo Rio/São Paulo.

A peça foi criada para o desodorante Senador, da Memphis.  Um adesivo para barras internas dos ônibus de Porto Alegre.  Mídia inovadora.  A vitória contou também com a visão do competente publicitário Ricardo Silveira que comprou a ideia.

Claro que quando inscrevemos a peça, nossa perspectiva era baixa pois mesmo as grandes agências gaúchas nunca haviam conquistado um Leão de Ouro no festival. Até agora, somente a Upper realizou essa façanha.

Um amigo foi vital para estimular a nossa inscrição, após a apresentação da peça para ele. Uma referência do mercado publicitário brasileiro: Rafael Sampaio. Um dos brasileiros que mais participou dessa premiação.

Foi vice-presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e um grande incentivador da participação de agências brasileiras nessa premiação. Meu eterno agradecimento a ele que, infelizmente, partiu muito cedo, deixando um imenso legado.

Só para lembrar: o Festival de Cannes é realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Riviera Francesa. Foi criado em 1953, e é o mais importante prêmio da publicidade mundial. Geralmente, é realizado no mês de junho.

Tradicionalmente, teve uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 90 começaram a surgir novas categorias. Os prêmios são divididos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Em 2005, foi instituído o Titanium Lions, categoria criada para premiar a comunicação integrada. Em 2006, surgiram duas novidades: a categoria Promo Lions e a separação da categoria Impressa da categoria Outdoor.

O Brasil é um dos cinco países mais premiados do Festival, junto com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Outros países importantes, em termos de premiação são a França, Itália, Portugal, Suécia e Argentina, entre outros.

Gil Kurtz 
Ex-Presidente da ADVB-RS, Diretor da KG Consultoria

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Começa a cerimônia de diplomação de Lula e Geraldo Alckmin no Tribunal Superior Eleitoral; acompanhe
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz que autores de ataques antidemocráticos, desinformação e ódio serão “responsabilizados”
Deixe seu comentário
Baixe o app da RÁDIO Pampa App Store Google Play

No Ar: Show de Notícias